Discurso no Senado Federal

DEFESA DA PRIVATIZAÇÃO DAS OBRAS DA CONSTRUÇÃO DA FERROVIA NORTE-SUL. REGOZIJO DIANTE DAS POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO ENTRE O ESTADO DO TOCANTINS E O JAPÃO. PREOCUPAÇÃO COM AS TAXAS DE JUROS INSTITUIDAS PELO CONSELHO MONETARIO NACIONAL, QUE INVIABILIZAM O PRODECER III.

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PRIVATIZAÇÃO. POLITICA AGRICOLA. CONGRESSO NACIONAL.:
  • DEFESA DA PRIVATIZAÇÃO DAS OBRAS DA CONSTRUÇÃO DA FERROVIA NORTE-SUL. REGOZIJO DIANTE DAS POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO ENTRE O ESTADO DO TOCANTINS E O JAPÃO. PREOCUPAÇÃO COM AS TAXAS DE JUROS INSTITUIDAS PELO CONSELHO MONETARIO NACIONAL, QUE INVIABILIZAM O PRODECER III.
Aparteantes
Carlos Patrocínio, Edison Lobão, Hugo Napoleão, Leomar Quintanilha.
Publicação
Publicação no DSF de 16/06/1999 - Página 15376
Assunto
Outros > PRIVATIZAÇÃO. POLITICA AGRICOLA. CONGRESSO NACIONAL.
Indexação
  • REITERAÇÃO, DEFESA, PRIVATIZAÇÃO, FERROVIA, LIGAÇÃO, REGIÃO NORTE, REGIÃO CENTRO SUL, ANTERIORIDADE, CONCLUSÃO, OBRA PUBLICA, CONSTRUÇÃO, ECONOMIA, RECURSOS, ESTADO.
  • REGISTRO, ACORDO, COOPERAÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO ESTRANGEIRO, ENTIDADE, PAIS ESTRANGEIRO, JAPÃO, OBJETIVO, DESENVOLVIMENTO AGRICOLA, CERRADO, INSTALAÇÃO, CENTRO DE PESQUISA.
  • REITERAÇÃO, CRITICA, BANCO DO BRASIL, CONSELHO MONETARIO NACIONAL (CMN), AUMENTO, JUROS, REDUÇÃO, PRAZO, REPASSE, CREDITO AGRICOLA, PRODUTOR RURAL, ESTADO DO TOCANTINS (TO), RECURSOS, ORIGEM, ACORDO, COOPERAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, JAPÃO, INFERIORIDADE, TAXAS, ENTRADA, BRASIL.
  • REGISTRO, REUNIÃO, GOVERNADOR, ESTADO DO TOCANTINS (TO), PRESIDENTE, BANCO DO BRASIL, EXPECTATIVA, ORADOR, SOLUÇÃO, BENEFICIO, PRODUTOR RURAL, PROGRAMA NIPO-BRASILEIRO DE DESENVOLVIMENTO DOS CERRADOS (PRODECER).
  • SOLIDARIEDADE, BANCADA, DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DO TOCANTINS (TO), ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, PRESIDENTE, CONGRESSO NACIONAL, DEFESA, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), JUDICIARIO, CONFLITO, PRESIDENCIA, CAMARA DOS DEPUTADOS.

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PFL-TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na tarde de ontem, vim ao Plenário desta Casa para referir-me à necessidade de despertar a consciência nacional e a vontade política do Governo no sentido de viabilizar a imediata privatização da construção da Ferrovia Norte-Sul, como instrumento de integrar rapidamente mais de 50 milhões de hectares nos Estados do Tocantins, Pará, Maranhão, Mato Grosso e Goiás, neste esforço para aumentar a produção agrícola e viabilizar o seu transporte até os portos mais próximos. Citei aqui o Porto de Itaqui, no Maranhão.  

Disse, ontem, Sr. Presidente, que já temos conhecimento, por meio do Fórum Internacional de Ferrovias, realizado em Nova Iorque, que já estão demonstrados, por parte de grupos da iniciativa privada, os recursos necessários para a construção daquela obra. Portanto, temos hoje a seguinte mentalidade com relação à ferrovia: precisamos privatizar para construir, e não mais construir para, posteriormente, privatizar. Foi este ontem o tema do meu discurso nesta Casa.  

Hoje, Sr. Presidente, ainda dentro deste mesmo tema, trago para a discussão neste Plenário e para o conhecimento dos nobres Pares a satisfação e o êxito que vem obtendo o Estado de Tocantins em acordo de cooperação que vem mantendo com o governo japonês, com entidades, com agências de desenvolvimento japonesas, com relação aos nossos programas de desenvolvimento do cerrado e, como um todo, do perfil da vocação agrícola do Estado do Tocantins.  

Sr. Presidente, a JICA, que é a Agência Internacional de Cooperação Japonesa, estEû


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/06/1999 - Página 15376