Discurso no Senado Federal

CONVITE AOS SENHORES SENADORES PARA ASSISTIREM AO DEPOIMENTO DO EX- PADRE JOSE ANTONIO MONTEIRO, A REALIZA-SE NA TARDE DE HOJE, NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA CAMARA DOS DEPUTADOS.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DIREITOS HUMANOS.:
  • CONVITE AOS SENHORES SENADORES PARA ASSISTIREM AO DEPOIMENTO DO EX- PADRE JOSE ANTONIO MONTEIRO, A REALIZA-SE NA TARDE DE HOJE, NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA CAMARA DOS DEPUTADOS.
Publicação
Publicação no DSF de 17/06/1999 - Página 15445
Assunto
Outros > DIREITOS HUMANOS.
Indexação
  • CONVITE, SENADOR, PRESENÇA, DEPOIMENTO, JOSE ANTONIO MONTEIRO, PROFESSOR, COMISSÃO, DIREITOS HUMANOS, CAMARA DOS DEPUTADOS, DENUNCIA, RESPONSABILIDADE, PARTICIPAÇÃO, TORTURA, REGIME MILITAR, JOÃO BATISTA CAMPELO, DIRETOR GERAL, POLICIA FEDERAL.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT-SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, peço a palavra para transmitir o convite a todos os Srs. Senadores, sobretudo aos da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, feito pelo Presidente da Comissão de Direitos Humanos, da Câmara dos Deputados, Deputado Federal Nilmário Miranda. S. Exª convida a todos a assistirem ao depoimento do Professor José Antônio Monteiro, ex-sacerdote, que está neste instante iniciando o seu testemunho a respeito dos episódios dos dias 3, 4 e seguintes de agosto de 1970, no Maranhão, quando teria sido objeto de maus-tratos durante o interrogatório e prisão a que foi submetido. Também, em virtude do Diretor-Geral do Departamento da Polícia Federal, João Batista Campelo, ter encaminhado ao Deputado Nilmário Miranda ofício que diz: “Tendo em vista as acusações assacadas contra minha pessoa, relativas à condução do inquérito contra o ex-padre Monteiro, coloco-me à disposição dessa Comissão, para prestar esclarecimentos pertinentes ao caso. Atenciosamente,” - assina João Batista Campelo. O Presidente Nilmário Miranda está convidando os membros da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado para realizarem reunião conjunta, a fim de que todos os Senadores, especialmente daquela Comissão, possam ouvir o Diretor-Geral da Polícia Federal, João Batista Campelo. Acredito que será confirmada a reunião prevista para amanhã, às 9h30, quando ainda estará em Brasília o professor José Antônio Monteiro, que poderá fazer esclarecimentos no caso de quaisquer dúvidas.

Assim, Sr. Presidente, todos os Srs. Senadores - inclusive aqueles que queriam aprovar requerimento de minha autoria para que a CCJ ouvisse essas pessoas, além do Bispo Dom Xavier Gilles Maupeou D`Ábleiges, do Maranhão - estão convidados a participar da reunião, onde terão oportunidade de ouvir o Sr. João Batista Campelo.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/06/1999 - Página 15445