Discurso no Senado Federal

CONGRATULAÇÕES AO JORNALISTA PHILIPPE DOAU E A FUNDAÇÃO REDE AMAZONICA DE TELEVISÃO PELA REALIZAÇÃO DO SEMINARIO DE TURISMO DA AMAZONIA.

Autor
Moreira Mendes (PFL - Partido da Frente Liberal/RO)
Nome completo: Rubens Moreira Mendes Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TURISMO.:
  • CONGRATULAÇÕES AO JORNALISTA PHILIPPE DOAU E A FUNDAÇÃO REDE AMAZONICA DE TELEVISÃO PELA REALIZAÇÃO DO SEMINARIO DE TURISMO DA AMAZONIA.
Publicação
Publicação no DSF de 17/06/1999 - Página 15482
Assunto
Outros > TURISMO.
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, BERNARDO CABRAL, SENADOR, SEMINARIO, TURISMO, REGIÃO AMAZONICA, ELOGIO, PHILIPPE DAOU, JORNALISTA, PRESIDENTE, EMISSORA, TELEVISÃO, INICIATIVA, DEBATE, BENEFICIO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, DOCUMENTO, ENCERRAMENTO, SEMINARIO, TURISMO.

O SR. MOREIRA MENDES (PFL-RO. Para uma breve comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, embora concorde com V. Exª com relação à mudança dessa questão de urgência, lamentavelmente tenho que usar do mesmo expediente para poder levar uma mensagem.  

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, realizou-se em Manaus, no último dia 11, evento do qual tive a honra de participar juntamente com o Senador Bernardo Cabral. Trata-se de seminário sobre turismo na Amazônia, que reputo ter uma transcendência das mais significativas. Refiro-me ao Seminário de Turismo da Amazônia, promoção da Fundação Rede Amazônica de Televisão , cuja finalidade foi a de demonstrar que a chamada "indústria sem chaminé" é a alternativa mais viável para o desenvolvimento sustentável daquela região.  

Permito-me, Srªs e Srs. Senadores, ressaltar que essa iniciativa pioneira em termos amazônicos deve-se à visão de um homem acostumado a vencer desafios - exatamente por possuir a principal arma para enfrentá-los.  

Essa arma é a coragem, mérito que o jornalista Philippe Doau, Presidente da Fundação, soma à sua visão de buscar desafios para vencê-los. Se hoje a Região Norte está inserida no que há de mais moderno nos meios de comunicação, inserindo a Rede Amazônica de Televisão entre as mais concorridas redes de televisão do Norte do Brasil, foi graças à visão que ia além das limitações geográficas de uma região praticamente esquecida do resto do País. Ressalta-se que o sinal da Rede Amazônica , através do Satélite Amazon Sat, hoje atinge todo o território nacional.  

Philippe Doau viu que as potencialidades de um povo ansioso de participar de um mundo que se abria para a tecnologia, o entretenimento e a informação era o aliado que faltava para o sonho quase impossível de ser realizado.  

É assim que vejo o novo desafio de Philippe Doau: atrair para a Região Amazônica, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a atenção não só do Brasil como a de todos os países que buscam, no turismo ecológico, um meio saudável de lazer, de buscar aventuras em meio à uma natureza singular e atraente como é a Região Amazônica.  

O seminário realizado em Manaus foi o pontapé inicial para o que se espera venha ser um grande jogo em que se disputa a atração de dividendos, a abertura de mercados de trabalho e, o mais importante, redirecionar a visão de que hoje a Amazônia se apresenta como um parque ecológico intocável.  

Registro, portanto, desta tribuna, neste momento, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em meu nome e em nome do eminente Senador Bernardo Cabral, o nosso reconhecimento e o nosso aplauso à figura desse destemido empreendedor Philippe Doau.  

A Carta de Intenções do Turismo, elaborada após o encerramento do Seminário, que peço seja registrada e transcrita nos Anais desta Casa, sintetiza o que podemos esperar de prático do que os seus promotores chamam de "Missão", que é a de transformar a Amazônia no destino mais desejado e visitado do planeta.  

Eis o seu conteúdo:  

"CARTA DE INTENÇÕES DO TURISMO DA AMAZÔNIA  

MISSÃO 

"Transformar a Amazônia no destino mais desejado do planeta".  

 

MEIOS DE ALCANÇAR NOSSA MISSÃO  

 

- Adequar as linhas de crédito existentes às necessidades reais da atividade turística por meio de alteração da legislação pertinente;  

- Promover a região nos mercados consumidores via estratégias de marketing compatíveis e pertinentes;  

- Estabelecer uma política regional voltada para o setor turístico, resguardadas as peculiaridades da Amazônia;  

- Buscar uma integração de esforços entre os setores público e privado e sociedade civil organizada, evitando-se a descontinuidade de ações;  

- Investir na qualificação, requalificação e treinamento dos recursos humanos envolvidos direta ou indiretamente com a atividade turística;  

- Dotar da infra-estrutura necessária os potenciais pólos turísticos da região;  

- Revisar a carga tributária incidente na atividade, visando a sua compatibilização com a realidade regional;  

- Empreender ações estratégicas visando criar novas vias de acesso aéreo e marítimo."  

Para quem entra em campo com a missão de transformar a Amazônia no destino mais desejado e visitado do planeta, como eu disse, os parâmetros que vão nortear os missionários desse empreendimento, acredito, falam por si só. São as ferramentas que vão levar a fumegar a chaminé de uma nova indústria que vai preservar a natureza, o sagrado meio ambiente das nossas florestas, com sua magnífica fauna e o santuário de uma flora que, entre outros benefícios de suas ervas e plantas, pode-se constituir no laboratório do século XXI.  

Parabéns à Fundação Rede Amazônica de Televisão , à Rede Amazônica de Televisão e ao jornalista Philippe Doau pelo empreendimento.  

Muito obrigado.  

 

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/06/1999 - Página 15482