Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM AO MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA, ELCIO ALVARES, FILHO ILUTRE E EX-SENADOR DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO.

Autor
Luzia Toledo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/ES)
Nome completo: Luzia Alves Toledo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM AO MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA, ELCIO ALVARES, FILHO ILUTRE E EX-SENADOR DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO.
Publicação
Publicação no DSF de 18/06/1999 - Página 15591
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, PRONUNCIAMENTO, MARLUCE PINTO, SENADOR, CRITICA, PROPOSTA, REDUÇÃO, REPRESENTAÇÃO POLITICA.
  • HOMENAGEM, ELCIO ALVARES, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO, DEFESA, ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
  • CONGRATULAÇÕES, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ELOGIO, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL.

A SRª LUZIA TOLEDO (PSDB-ES. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, farei um breve discurso em homenagem aos funcionários desta Casa.  

Falarei sobre dois assuntos, mas, antes, quero parabenizar a Senadora Marluce Pinto. Abordarei essa questão na próxima semana. Senadora.  

Realmente, sou de um Estado pequeno, Espírito Santo, que, como já mencionei várias vezes e continuarei fazendo isso, é pequeno, mas é pujante. A colocação do nobre Colega Senador Álvaro Dias, sem dúvida nenhuma, abrange também o Estado do Espírito Santo. Penso que temos que lutar para estabelecer a igualdade da representação legítima neste País. Cumprimento V. Exª. Na próxima semana, voltarei a esta tribuna para tratar desse assunto.  

Srª Presidente, venho, na qualidade de representante do Estado do Espírito Santo nesta Casa de Leis, registrar a honra que é para o meu Estado ter, entre os Ministros do Governo Fernando Henrique Cardoso, um filho de nossa terra. Falo aqui do recém-empossado Ministro da Defesa, Elcio Alvares. Homem de hábitos simples e de reconhecida competência, o Ministro Elcio Alvares é capixaba de coração. Quando se pode escolher o lugar onde serão fincadas as raízes e ali dedicar toda uma vida para o engrandecimento daquela terra, esse filho tem o compromisso com o seu Estado forjado no coração.  

E o ex-Senador Elcio Alvares, que tão bem defendeu, como Líder, o Governo nesta Casa, suportando, algumas vezes, os reveses e desgastes oriundos de tal cargo, deu mostras, para toda a Nação, que, quando se acredita na realização de uma tarefa e se busca realizá-la com amor, inevitavelmente esse trabalho será coroado de êxito. E com o equilíbrio peculiar ao seu temperamento, o então Senador Elcio Alvares realizou a tarefa com louvor.  

O Brasil, com a criação do Ministério da Defesa, dá um passo à frente. A união das instituições militares, que sempre defenderam o mesmo ideal - a soberania nacional -, será fator de agregamento e de força nas ações futuras daquela Pasta.  

Este final de século nos apresenta grandes desafios em todos os campos, incluindo os do desenvolvimento, da segurança e da defesa. E será com revigorada disposição que serão vencidos os obstáculos nos caminhos que conduzirão o Brasil ao seu destino de sucesso.  

No campo externo, marcado pelo fenômeno da globalização e por conflitos de interesses que o final da chamada Guerra Fria acirrou, o Ministério da Defesa irá colaborar para a inserção do Brasil entre as principais potências do terceiro milênio, marcando decisivamente a sua presença nos fóruns internacionais de defesa, reiterando o compromisso brasileiro pela manutenção da paz mundial.  

O Ministério da Defesa chega, portanto, na hora certa para abrir novos espaços, para unir mais ainda civis e militares, de forma definitiva, na conquista dos anseios mais legítimos da população brasileira.  

A população de meu Estado se sente honrada pela confiança depositada pelo Excelentíssimo Presidente da República na escolha de Dr. Elcio Alvares como Ministro de Estado da Defesa.  

Tenho certeza de que a noção do dever, de lealdade, a responsabilidade e o patriotismo que norteiam a vida do Ministro Elcio Alvares farão de sua gestão, no Ministério da Defesa, um trabalho que será cumprido com distinção.  

Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, neste momento, quero também parabenizar a iniciativa do Excelentíssimo Senhor Presidente da República, sociólogo Fernando Henrique Cardoso, pela sanção da Lei Complementar e assinatura de outros atos pela viabilização da criação do Ministério da Defesa, bem como a esta colenda Casa de Leis e a Câmara Federal que aprovaram o projeto de lei.  

Vejo em tal ato o soterramento definitivo do regime ditatorial, que deixou profundas marcas na sociedade brasileira, e o fortalecimento da democracia neste grande País chamado Brasil.  

Finalizando, quero dizer que amanhã, continuando a minha luta pelo turismo no meu Estado, faremos o terceiro seminário, levando daqui um representante do Ministério do Turismo, para falar num município pequenininho que não tem nem 12 mil habitantes, é encravado num dos lugares mais lindos do meu Estado, que é a Serra do Caparaó. Em tal ocasião, levaremos um dos melhores projetos que apresentamos nesta Casa e que já se encontra na Comissão de Assuntos Econômicos, que é o Fugetur, pois queremos tanto dobrar o prazo da carência, que hoje é apenas de dois anos, para quatro anos, quanto o dos financiamentos para seis anos, que atualmente é de três anos.  

Fica aqui, então, o meu pedido aos nobres pares, para que, quando esse projeto chegar ao Plenário, possamos votá-lo favoravelmente, pois assim estaremos dando mostras de responsabilidade ao País inteiro, porque este Brasil é um País voltado para o turismo, e temos que criar empregos de qualidade, empregos qualificados, por meio dessa grande empresa que se chama turismo.  

Muito obrigada, Srª Presidente. Muito obrigada, Srªs e Srs. Senadores.  

 

Ç


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/06/1999 - Página 15591