Questão de Ordem no Senado Federal

QUESTIONAMENTO SOBRE O INSTITUTO REGIMENTAL DA COMUNICAÇÃO INADIAVEL.

Autor
Artur da Tavola (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RJ)
Nome completo: Paulo Alberto Artur da Tavola Moretzsonh Monteiro de Barros
Casa
Senado Federal
Tipo
Questão de Ordem
Resumo por assunto
REGIMENTO INTERNO.:
  • QUESTIONAMENTO SOBRE O INSTITUTO REGIMENTAL DA COMUNICAÇÃO INADIAVEL.
Publicação
Publicação no DSF de 18/06/1999 - Página 15575
Assunto
Outros > REGIMENTO INTERNO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, MESA DIRETORA, AUSENCIA, FLEXIBILIDADE, CONCESSÃO, TEMPO, COMUNICAÇÕES, IMPEDIMENTO, PREJUIZO, SENADOR, INSCRIÇÃO, USO DA PALAVRA, SENADO.

O SR. ARTUR DA TÁVOLA (PSDB-RJ. Para uma questão de ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em primeiro lugar, quanto ao preparo físico do Senador Maguito Vilela, devo informar à Casa que S. Exª foi um dos grandes astros do futebol do seu tempo, em Goiás; foi um dos melhores meio-campistas da história do futebol goiano, portanto mantém até hoje essa boa forma física.

Sr. Presidente, a questão de ordem é, realmente, sobre o particular. Tocou V. Exª em um ponto fundamental. As comunicações inadiáveis, que, em primeiro lugar, nem sempre são inadiáveis e, em segundo, não demoram 5 minutos, prejudicam os oradores inscritos.

Não parece em uma Casa tão tranqüila quanto o Senado, mas para um orador se inscrever não é fácil. O orador deve inscrever-se dois dias antes; precisa ganhar do PT -- que sempre consegue chegar na frente e enche a pauta --, o que não é fácil; tem de entrar em uma fila depois da sessão. Portanto, precisa ficar até o final da sessão. Se fica na sexta-feira, tem a benesse da segunda-feira; a Bancada inteira do PT fica, mesmo assim, conseguimos, às vezes, algum lugar ao sol. Então, o que quero dizer é que não é simples para um orador se inscrever. E os oradores que se inscrevem ficam, efetivamente, prejudicados -- estou à vontade para falar, porque não estou inscrito hoje -- tanto pela minha questão de ordem, quanto pelas comunicações inadiáveis, que, na maioria dos casos, não são inadiáveis e demoram mais de 5 minutos. E há outro agravo: a Casa está acostumando-se a apartes de, no mínimo, 17 minutos, quando pouco, o que também leva o discurso dos inscritos a um tempo muito maior que o que lhes cabe.

Então, V. Exª, com sua simpatia, com sua diplomacia e com seu modo agradável de dizer as coisas, tocou no ponto certo. Peço que a Mesa seja inflexível nessa matéria, porque, senão, realmente, aqueles que se esforçam e conseguem espaço depois dos oradores do PT -- o que não é fácil -- ficam, evidentemente, sempre prejudicados.

Ao mesmo tempo, cumprimento o PT pela rapidez e pela proficiência com que consegue inscrever-se a cada dia, ao longo de todos os dias, 365 vezes ao ano.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/06/1999 - Página 15575