Discurso no Senado Federal

SAUDAÇÃO A FRENTE PARLAMENTAR DO COOPERATIVISMO - FRENCOOP, INSTALADA NO DIA 17 DO CORRENTE MES, PARA OS TRABALHOS DA 51 LEGISLATURA.

Autor
Iris Rezende (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Iris Rezende Machado
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • SAUDAÇÃO A FRENTE PARLAMENTAR DO COOPERATIVISMO - FRENCOOP, INSTALADA NO DIA 17 DO CORRENTE MES, PARA OS TRABALHOS DA 51 LEGISLATURA.
Publicação
Publicação no DSF de 22/06/1999 - Página 15913
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, POSSE, DIRETORIA, BLOCO PARLAMENTAR, DEFESA, COOPERATIVISMO, IMPORTANCIA, SETOR, ATIVIDADE ECONOMICA, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO NACIONAL.

O SR. IRIS REZENDE (PMDB–GO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna para saudar a Frente Parlamentar do Cooperativismo - Frencoop -, cuja instalação nesta 51 a Legislatura do Congresso Nacional se verificou na tarde do dia dezessete do corrente. Naquela oportunidade, foi empossada a nova diretoria desta importante entidade que tem como lema o trabalho conjunto para que o Brasil possa encontrar as saídas visando o crescimento econômico e o bem-estar de seu povo.  

Assumiu a Presidência da Frencoop o ilustre Deputado Silas Brasileiro, do PMDB de Minas Gerais, a quem temos a grata satisfação de apresentar os nossos mais calorosos cumprimentos. Deixou a direção da entidade o ilustre deputado Carlos Melles, do PFL de Minas Gerais, depois de uma bem-sucedida gestão baseada numa sólida política de solidariedade, o que merece o nosso aplauso e o justo reconhecimento de toda a opinião pública nacional.  

Através do esforço de inúmeros parlamentares, o cooperativismo sedimentou o seu espaço no Congresso Nacional e tem agora a oportunidade de empreender novas e importantes conquistas a partir da posse de sua nova diretoria. Trata-se de um colegiado de lideranças empenhadas em fazer avançar este setor fundamental de nossa atividade econômica, de modo a alavancar as bases de um Brasil mais progressista e moderno.  

Como disse o próprio Presidente Fernando Henrique Cardoso, "ou cooperamos ou não andamos". Significa que, nas sociedades globalizadas, ganha papel de destaque as organizações que buscam a soma de esforços para fazer expandir o processo produtivo, mas sempre tendo em vista uma notável preocupação social.  

A Frente Parlamentar do Cooperativismo busca, desta forma, aperfeiçoar as suas atividades, atuando nos mais diversos setores: agropecuária, habitação, trabalho, consumo, mineral, saúde, eletrificação, crédito, transporte, educação, produção e serviços. Os seus integrantes têm claro que este é o caminho mais eficiente para oferecer uma contribuição significativa ao Brasil num momento de grave crise econômica que requer, mais do que nunca, atividades coordenadas no sentido de dar as mãos e investir, sobretudo, na criatividade e na soma de experiências.  

Ocupei recentemente esta tribuna para destacar o cooperativismo como o grande instrumento para incrementar o desenvolvimento brasileiro. Volto a afirmar: este é o caminho mais seguro para criar novas oportunidades de trabalho, para melhorar as relações profissionais, para gerar rendas e incrementar as exportações.  

Dessa forma, a posse da nova diretoria da Frente Parlamentar do Cooperativismo deve ser saudada como mais um marco importante na vida do Congresso Nacional e da sociedade brasileira.  

Aos novos dirigentes, apresento as nossas congratulações. Ao mesmo tempo, destacamos o trabalho realizado pelos que deixam a suas funções. Através desta ação conjunta, o Brasil continuará ganhando, somando forças para se consolidar como a grande Nação do novo Milênio que se avizinha.  

Muito obrigado.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/06/1999 - Página 15913