Discurso no Senado Federal

RESSALTADO O ESFOÇO EXTRAORDINARIO DO GOVERNO E DOS PECUARISTAS DO ESTADO DE TOCANTINS NO SENTIDO DE ERRADICAR COMPLEMENTE A FEBRE AFTOSA DO REBANHO.

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO ESTADUAL.:
  • RESSALTADO O ESFOÇO EXTRAORDINARIO DO GOVERNO E DOS PECUARISTAS DO ESTADO DE TOCANTINS NO SENTIDO DE ERRADICAR COMPLEMENTE A FEBRE AFTOSA DO REBANHO.
Publicação
Publicação no DSF de 23/06/1999 - Página 16033
Assunto
Outros > ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • REGISTRO, ESFORÇO, GOVERNO ESTADUAL, PECUARISTA, ESTADO DO TOCANTINS (TO), ERRADICAÇÃO, FEBRE AFTOSA, REBANHO, VIABILIDADE, EXPORTAÇÃO, CARNE, PAIS, UNIÃO EUROPEIA.
  • INFORMAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO TOCANTINS (TO), SEDE, REUNIÃO, SETOR, AGROPECUARIA, REGIÃO CENTRO OESTE.

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PFL-TO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, justificando sua notável vocação agropecuária, o Estado do Tocantins, hoje, conta com um rebanho bovino de cerca de cinco milhões de cabeças.  

Tanto o Governo do Estado, quanto os pecuaristas tocantinenses estão promovendo um esforço extraordinário no sentido de erradicar completamente a febre aftosa desse rebanho, o que ensejará a exportação de carne para os países da União Européia.  

Esta semana, está terminando o prazo da primeira etapa da campanha de vacinação anti-aftosa no Estado, e os pecuaristas deverão notificar a Secretaria da Agricultura sobre a vacinação do gado. Os que não o fizerem, serão autuados e impedidos de transitar e comercializar as reses.  

A propósito, Palmas está sediando a 12ª Reunião do Circuito Agropecuário Centro-Oeste, ocasião em que tanto o Estado do Tocantins quanto o de Mato Grosso do Sul pleitearão ser considerados zona livre da aftosa, em 2001.  

Em verdade, nosso Estado não registra nenhum caso de incidência de febre aftosa, em seu rebanho bovino, há cerca de vinte e quatro meses, o que configura um fato extremamente auspicioso, e que, seguramente, deverá ser levado em consideração pela Organização Internacional de Epizootias (OIE).  

O certame a que nos referimos fixará as regras para que os participantes realizem o inquérito sorológico neste exercício. O Estado do Tocantins já está reivindicando sua reclassificação de zona de alto risco para de médio risco de febre aftosa, medida que deve preceder a declaração de zona livre da zoonose.  

Registrando esses fatos desta tribuna, que revelam como o Tocantins está empenhado em eliminar literalmente a febre aftosa de seu rebanho bovino, temos convicção de que o Ministério da Agricultura e Abastecimento haverá de constatar e reconhecer essa situação, contribuindo para o imediato reconhecimento do Estado como zona de médio risco de aftosa.  

 

¿ H


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/06/1999 - Página 16033