Discurso no Senado Federal

POSSE DO NOVO DIRETOR-GERAL DA POLICIA FEDERAL, DELEGADO AGILIO MONTEIRO FILHO.

Autor
Francelino Pereira (PFL - Partido da Frente Liberal/MG)
Nome completo: Francelino Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • POSSE DO NOVO DIRETOR-GERAL DA POLICIA FEDERAL, DELEGADO AGILIO MONTEIRO FILHO.
Publicação
Publicação no DSF de 25/06/1999 - Página 17152
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, AGILIO MONTEIRO FILHO, DELEGADO, POSSE, DIRETOR GERAL, POLICIA FEDERAL.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, AGILIO MONTEIRO FILHO, DELEGADO, POLICIA FEDERAL, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG).

O SR. FRANCELINO PEREIRA (PFL-MG) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, logo mais, às 11 horas, estará tomando posse o novo diretor – geral da Polícia Federal, delegado Agílio Monteiro Filho.  

Mineiro de nascimento e na forma de trabalhar, o delegado não pertence a nenhum grupo político – partidário, nem a qualquer das facções que compõem o efetivo da Polícia Federal.  

É um nome acima dos grupos.  

Também não há registro de que tenha participado de qualquer ato abusivo dos direitos dos cidadãos eventualmente sob custódia da Polícia Federal em Minas Gerais.  

Por isso, sua escolha agradou a todos, de uma vertente a outra do espectro político - ideológico.  

O Delegado Agílio representa a garantia de que os órgãos do Governo responsáveis pela repressão às drogas trabalharão articulados e em estreita cooperação, visando o objetivo maior que é livrar nosso país desse flagelo dos tempos modernos.  

Já amanhã, o novo Diretor-Geral da Polícia Federal irá ao Estado de Mato Grosso do Sul prestigiar o ato de incineração de 20 toneladas de maconha e de cocaína apreendidas pela Polícia Federal daquele Estado.  

A presença, no evento, das principais autoridades responsáveis por essa atividade repressiva, em todos os níveis do governo, é uma clara demonstração de confiança na atuação do delegado Agílio.  

Um ano após ingressar na instituição, o Delegado Agílio Monteiro Filho já era titular do Serviço de Planejamento Operacional da Superintendência da Polícia Federal em Minas Gerais.  

Dois anos depois, em 1981, ocupou a Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes, e no ano seguinte foi nomeado titular da Delegacia de Polícia Fazendária, sempre na Superintendência da Polícia Federal em Minas.  

De 1983 a 1988 exerceu as atividades de Coordenador Regional Policial e a partir de 11 de novembro de 1993 tornou-se Superintendente Regional em Minas Gerais.  

Atualmente está posicionado na última classe de Delegado da Polícia Federal, situação que o coloca hierarquicamente em excelente situação dentro da corporação.  

As diversas medalhas com que foi agraciado por instituições civis e militares de Minas, como o governo do Estado, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o Exército, são um exemplo da correção com que desempenhou suas atividades em Minas Gerais.  

Estou convencido, Sr. Presidente, de que o Presidente Fernando Henrique Cardoso fez a escolha certa, no momento certo.  

A atuação do Delegado Agílio Monteiro Filho à frente da Polícia Federal em Minas Gerais, que, desde o início, acompanho a distância, porém com interesse, é a melhor garantia de que a direção – geral da corporação está em boas mãos.  

Em meu nome, e em nome de todos os mineiros, desejo dar as boas vindas ao Delegado Agílio e desejar-lhe pleno êxito em sua nova e espinhosa missão.  

Muito obrigado.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/06/1999 - Página 17152