Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM A DOM JOSE FREIRE FALCÃO, PELO TRANSCURSO DE SEU JUBILEU SACERDOTAL.

Autor
Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: Edison Lobão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM A DOM JOSE FREIRE FALCÃO, PELO TRANSCURSO DE SEU JUBILEU SACERDOTAL.
Publicação
Publicação no DSF de 25/06/1999 - Página 17150
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, JOSE FREIRE FALCÃO, ARCEBISPO, DISTRITO FEDERAL (DF), ANIVERSARIO, ORDENAÇÃO, SACERDOTE.

O SR. EDISON LOBÃO (PFL-MA) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, de 19 de junho de 1949 a 19 de junho de 1999, cinqüenta anos no tempo e no espaço, há um longo estágio de vida percorrido pelo padre José Freire Falcão, que acaba de comemorar o Jubileu Sacerdotal sob os aplausos dos católicos de Brasília e de outros recantos do nosso país, onde Freire Falcão exerceu as atividades de pastor da Igreja.  

Em verdade, é um motivo de grande orgulho, para os que conhecem a vitoriosa trajetória de Dom José Falcão, recordar todos os passos dados por esse notável cearense. Aos 12 anos de idade, abandonou os folguedos infantis, numa tranqüila Ererê, para atender à sua vocação e enfrentar os estudos do rigoroso Seminário da Prainha, em Fortaleza, mantido pela Congregação dos Padres Lazaristas.  

Dom José Freire Falcão, desde muito cedo, entregou-se à nobre missão de evangelizador da Igreja Católica. E, como sacerdote, tem marcada sua obra pela ampliação das atividades da Igreja em benefício dos paroquianos.  

A cada degrau que subiu na hierarquia da Igreja, jamais perdeu a pertinácia com que persegue seus ideais e a simplicidade de atitudes no relacionamento humano, sejam seus interlocutores católicos ou não.  

Ao assumir a Arquidiocese de Brasília, Dom José Freire Falcão atingiu a culminância cardinalícia, dele exigindo-se, além das qualidades inerentes ao sacerdócio, o talento especial de um representante da Igreja sediado no centro do poder republicano.  

O êxito das festividades que, em Brasília, comemoraram o Jubileu de Ouro Sacerdotal de Dom José Falcão, demonstrou a grande estima que lhe devotam os brasilienses, agradecidos a Deus por terem merecido, nesta terra dadivosa, a oportunidade de lhes caber a honra de festejar e aplaudir o cardeal-arcebispo que tanta estima angariou nesta Capital.  

Desta tribuna, Sr. Presidente, quero associar-me ao regozijo que envolveu Brasília na data que comemorou o Jubileu Sacerdotal de Dom José Freire Falcão, desejando-lhe os votos de continuada profícua administração na liderança da Igreja Católica em nossa região.  

Era o que eu tinha a dizer.  

Obrigado. 

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/06/1999 - Página 17150