Pronunciamento de Maria do Carmo Alves em 25/06/1999
Discurso no Senado Federal
TRABALHO DE DESENVOLVIMENTO COMUNITARIO E ASSISTENCIA SOCIAL DESENVOLVIDO PELO PADRE LEON GREGORE E AUXILIADO POR ROBERTO ALVES DA CRUZ, NO MUNICIPIO DE NOSSA SENHORA DA GLORIA, EM SERGIPE.
- Autor
- Maria do Carmo Alves (PFL - Partido da Frente Liberal/SE)
- Nome completo: Maria do Carmo do Nascimento Alves
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA SOCIAL.:
- TRABALHO DE DESENVOLVIMENTO COMUNITARIO E ASSISTENCIA SOCIAL DESENVOLVIDO PELO PADRE LEON GREGORE E AUXILIADO POR ROBERTO ALVES DA CRUZ, NO MUNICIPIO DE NOSSA SENHORA DA GLORIA, EM SERGIPE.
- Publicação
- Publicação no DSF de 26/06/1999 - Página 17238
- Assunto
- Outros > POLITICA SOCIAL.
- Indexação
-
- IMPORTANCIA, PARCERIA, SOCIEDADE CIVIL, ASSISTENCIA SOCIAL.
- ELOGIO, ATUAÇÃO, LEON GREGORE, SACERDOTE, ASSISTENCIA SOCIAL, MUNICIPIO, NOSSA SENHORA DA GLORIA (SE), ESTADO DE SERGIPE (SE), SOLICITAÇÃO, ORADOR, APOIO, GOVERNO ESTADUAL.
A SRª MARIA DO CARMO ALVES
(PFL-SE) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, uso da palavra, nesta oportunidade, para fazer um breve comentário sobre a assistência social no Brasil.
Todos sabemos que ainda somos um país de grandes carências, uma nação que possui um contingente imenso, dezenas de milhões de pobres e outros milhões de miseráveis e indigentes. Os números das carências sociais no Brasil ainda são fantásticas, atingindo pessoas de todas as idades, de crianças recém nascidas a idosos, onde as áreas de educação, nutrição e saúde sofrem as maiores pressões.
Não se pode esperar que apenas o Governo consiga resolver todos os problemas, e dar respostas efetivas a todas estas necessidades. É importante, é indispensável que a sociedade, por intermédio de suas organizações, especialmente, as que não têm fins lucrativos, que se movem apenas pela motivação de caridade cristã, dêem a sua importante contribuição para minorar o sofrimento alheio.
Nos últimos anos, devido à austeridade com que os últimos governos procuraram conter os abusos que vinham ocorrendo com algumas instituições filantrópicas, as entidades de assistência social, muitas delas ligadas às igrejas, passaram a enfrentar inúmeras dificuldades para sobreviverem, inclusive aquelas que vez por outra recebiam algum auxílio governamental.
Faço esta pequena introdução, Sr. Presidente, e Srs. Senadores, para registrar o trabalho importantíssimo de desenvolvimento comunitário e assistência social que o Padre Leon Gregore desenvolve no Município de Nossa Senhora da Gloria, em Sergipe, auxiliado por outro dedicado idealista, o jovem Robério Alves da Cruz.
Este sacerdote, que está no Brasil e em Sergipe, há mais de 30 anos, pelos relevantes serviços que vêm prestando à população do Município de Nossa Senhora da Glória e adjacências, vêm merecendo a estima, o carinho e o respeito da sociedade sergipana que o conhece pela dedicação ao trabalho que desenvolve e pela solidariedade cristã com que atende a todos o que o procuram com seus problemas materiais ou espirituais.
É lamentável que uma obra social tão importante, como aquela desenvolvida nesse Município sergipano não venha merecendo do Governo Estadual o apoio necessário para que consiga cumprir com maior desenvoltura e facilidade o seu propósito de promoção humana e assistência aos necessitados, dentro de uma filosofia de solidariedade cristã.
Era o que eu tinha a dizer.
Muito obrigada.
+¿