Pronunciamento de Emília Fernandes em 28/06/1999
Discurso no Senado Federal
INTERFERENCIA DO GOVERNO FEDERAL NA TRANSFERENCIA DA FABRICA DA FORD DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PARA O DA BAHIA.
- Autor
- Emília Fernandes (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RS)
- Nome completo: Emília Therezinha Xavier Fernandes
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), GOVERNO ESTADUAL.:
- INTERFERENCIA DO GOVERNO FEDERAL NA TRANSFERENCIA DA FABRICA DA FORD DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PARA O DA BAHIA.
- Aparteantes
- Heloísa Helena, Lauro Campos.
- Publicação
- Publicação no DSF de 29/06/1999 - Página 17318
- Assunto
- Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), GOVERNO ESTADUAL.
- Indexação
-
- DENUNCIA, PARTICIPAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CONFLITO, ESTADOS, CONCESSÃO, INCENTIVO FISCAL, OBJETIVO, ATRAÇÃO, INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA, PREJUIZO, PACTO, FEDERAÇÃO.
- REGISTRO, DESISTENCIA, INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA, CAPITAL ESTRANGEIRO, INSTALAÇÃO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), APOIO, ORADOR, POSIÇÃO, GOVERNADOR, TENTATIVA, REVISÃO, CONTRATO.
- REPUDIO, ATUAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DISCRIMINAÇÃO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), MOTIVO, PERDA, ELEIÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, COMENTARIO, DENUNCIA, IMPRENSA.
- NECESSIDADE, ATUAÇÃO, SENADO, DEFESA, FEDERAÇÃO.
- CRITICA, POLITICA INDUSTRIAL, GOVERNO FEDERAL, FALTA, POLITICA DE EMPREGO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).
- APOIO, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).
- ANUNCIO, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO DA INDUSTRIA E DO COMERCIO EXTERIOR (MDIC), ESCLARECIMENTOS, PARTICIPAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, INSTALAÇÃO, INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA, BRASIL.
A SRª EMILIA FERNANDES
(Bloco/PDT-RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, volto hoje a esta tribuna para falar de um assunto que, sem dúvida, tem preocupado senadoras, senadores e governantes de diversos Estados do nosso País e que, diante de fatos e denúncias recentes, parece estar tomando uma dimensão definitivamente inaceitável para a sociedade brasileira.
Ontem, a Folha de S.Paulo publicou detalhada denúncia envolvendo a interferência direta do Presidente Fernando Henrique, por meio do Ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, nas eleições para o Governo do Estado, o que dá contornos ainda mais graves a essa situação.
Refiro-me, Sr. Presidente, à guerra fiscal que se intensificou no Brasil, principalmente a partir do Plano Real, com total prejuízo para a Nação e para os contribuintes e com benefícios exclusivos para grandes empresas multinacionais, que se aproveitam da irresponsabilidade oficial com o dinheiro público.
O grave é que, a partir do episódio, envolvendo a montadora Ford, que abandonou o projeto de instalação no Rio Grande do Sul, a guerra fiscal se transformou em instrumento de política por parte do Governo Federal, praticada à revelia do pacto federativo, ou pior, contra este.
Antes conivente e oficialmente comprometido com essa política, a partir de agora, ao queà û