Discurso no Senado Federal

ENCAMINHAMENTO DE CARTA AO EMBAIXADOR EXTRAORDINARIO E PLENIPOTENCIARIO DA TURQUIA COM SOLICTAÇÃO DE CLEMENCIA PARA O LIDER CURDO ABDULLAH OCALAN, CONDENADO A MORTE PELO TRIBUNAL DE SEGURANÇA DO ESTADO DE ANCARA, DA TURQUIA.

Autor
Roberto Freire (PPS - CIDADANIA/PE)
Nome completo: Roberto João Pereira Freire
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • ENCAMINHAMENTO DE CARTA AO EMBAIXADOR EXTRAORDINARIO E PLENIPOTENCIARIO DA TURQUIA COM SOLICTAÇÃO DE CLEMENCIA PARA O LIDER CURDO ABDULLAH OCALAN, CONDENADO A MORTE PELO TRIBUNAL DE SEGURANÇA DO ESTADO DE ANCARA, DA TURQUIA.
Publicação
Publicação no DSF de 30/06/1999 - Página 17473
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • REGISTRO, PENA DE MORTE, JUDICIARIO, SEGURANÇA, PAIS ESTRANGEIRO, TURQUIA, CONDENAÇÃO, ABDULLAH OCALAN, LIDER, GRUPO ETNICO.
  • LEITURA, CARTA, AUTORIA, ORADOR, QUALIDADE, REPRESENTANTE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO POPULAR SOCIALISTA (PPS), DESTINATARIO, EMBAIXADOR, PAIS ESTRANGEIRO, TURQUIA, SOLICITAÇÃO, INDULTO, LIDER, GRUPO ETNICO.
  • LEITURA, CARTA, ORADOR, DESTINATARIO, MINISTRO DE ESTADO, ITAMARATI (MRE), SOLICITAÇÃO, OPOSIÇÃO, BRASIL, PENA DE MORTE, LIDER, GRUPO ETNICO, PAIS ESTRANGEIRO, TURQUIA.

O SR. ROBERTO FREIRE (Bloco/PPS - PE. Como Líder. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, penso que serei até bem mais breve.  

Creio que falo também em nome do Bloco, embora eu vá fazer referência a uma posição do Partido Popular Socialista.  

Hoje, o mundo tomou conhecimento de que o representante e líder do povo curdo, Abdullah Ocalan, foi condenado à morte pelo Tribunal de Segurança do Estado de Ancara, da Turquia.  

Por causa disso, em nome do Partido Popular Socialista, estou encaminhando uma carta ao Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Turquia, em que solicito, ao final, que as autoridades turcas possam dar clemência. Tal atitude vai contra todo o sentido que atualmente se tem no mundo para reafirmar a harmonia entre os povos e a paz.  

Evidentemente que o povo curdo, pelo qual tenho simpatia, hoje vive numa diáspora, inclusive na Turquia, no Iraque, no Irã. Talvez vivam situações tais como vivia a etnia albanesa em Kosovo e, por conta disso, a Iugoslávia, bombardeada pelo terrorismo de Estado norte-americano.  

Peço às altas autoridades turcas que tenham clemência, até porque a pena de morte é algo com o qual o nosso partido não concorda, em nome do humanismo.  

Ao mesmo tempo, encaminho ao Ministro das Relações Exteriores do Brasil solicitação para que o País possa tomar medidas diplomáticas cabíveis no caso, inclusive que se manifeste com um pronunciamento contundente contra essa decisão de condenação à morte do Líder curdo Abdullah Ocalan.  

Era esta a comunicação que eu queria fazer.  

Estes são os documentos que encaminharei ao Ministro Luiz Felipe Lampreia e ao Embaixador Plenipotenciário da Turquia.  

O SR. PRESIDENTE (Geraldo Melo) - A Mesa aguarda a remessa dos documentos por V. Exª.  

 

obr K


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/06/1999 - Página 17473