Discurso no Senado Federal

NECESSIDADE DE DEBATE SOBRE O SISTEMA MULTIMODAL DE TRANSPORTES QUE INCLUI FERROVIAS, RODOVIAS E HIDROVIAS. APOIO A PRIVATIZAÇÃO DA FERROVIA NORTE-SUL E DA HIDROVIA ARAGUAIA-TOCANTINS.

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • NECESSIDADE DE DEBATE SOBRE O SISTEMA MULTIMODAL DE TRANSPORTES QUE INCLUI FERROVIAS, RODOVIAS E HIDROVIAS. APOIO A PRIVATIZAÇÃO DA FERROVIA NORTE-SUL E DA HIDROVIA ARAGUAIA-TOCANTINS.
Publicação
Publicação no DSF de 05/08/1999 - Página 19362
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • CRITICA, SISTEMA DE TRANSPORTES, EXCLUSIVIDADE, UTILIZAÇÃO, RODOVIA, DEFESA, TRANSPORTE INTERMODAL, FERROVIA, HIDROVIA, REDUÇÃO, PREÇO, TRANSPORTE DE CARGA.
  • APOIO, PRIVATIZAÇÃO, CONSTRUÇÃO, FERROVIA, LIGAÇÃO, REGIÃO NORTE, REGIÃO SUL, HIDROVIA, RIO ARAGUAIA, RIO TOCANTINS.

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PFL-TO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, a recente greve dos caminhoneiros demonstrou a todo o País o quanto dependemos do transporte rodoviário e como em poucos dias o movimento paredista simplesmente paralisou este País, levando o desabastecimento de alimentos, de medicamentos e de combustíveis a vários pontos do território nacional.

Mas, de todos os eventos, inclusive os aparentemente mais negativos e perniciosos, o País pode e deve extrair lições.

É absolutamente inadmissível que mais de 60% das cargas nacionais sejam transportadas apenas pelo sistema rodoviário, quando se sabe que essa é a mais cara modalidade de transporte e que o País pode ser novamente paralisado por outra greve. A manutenção e a construção dessas rodovias demandam altos custos. Além disso, entre outros problemas, o País vem enfrentando o roubo de cargas, que é mais fácil de ocorrer nessa modalidade de transporte rodoviário.

Em todas as nações que atingiram um grau satisfatório de desenvolvimento, a opção foi o sistema multimodal de transporte, incluindo ferrovias, rodovias e hidrovias.

Portanto, Sr. Presidente, chegou o momento, a nosso ver, de serem efetivamente concluídas a Ferrovia Norte-Sul e a Hidrovia Araguaia-Tocantins e de também atingirem o seu amadurecimento outros projetos de transportes e de sistemas multimodais de transportes.

Repetidas vezes, temos dito da tribuna desta Casa que, no caso da Ferrovia Norte-Sul, a questão é privatizar para viabilizar a sua construção. Não se deve construir, mais uma vez, de forma cara e demorada, como também não se deve deixar de construir por falta de recursos públicos, impedindo, assim, esse avanço no transporte de cargas em nosso País. Portanto, privatizar para construir e não construir para depois privatizar.

Permanecemos aqui. A nossa breve comunicação de hoje, Sr. Presidente, é feita exatamente em apoio à decisão que está para ser tomada em torno da privatização da Ferrovia Norte-Sul e da viabilização de recursos para a Hidrovia Araguaia-Tocantins, tão importante para o desenvolvimento do nosso País.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/08/1999 - Página 19362