Discurso no Senado Federal

ELOGIOS AS INICIATIVAS DO GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS DE INCENTIVO A INDUSTRIA DO TURISMO.

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TURISMO. ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO ESTADUAL.:
  • ELOGIOS AS INICIATIVAS DO GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS DE INCENTIVO A INDUSTRIA DO TURISMO.
Publicação
Publicação no DSF de 04/08/1999 - Página 19323
Assunto
Outros > TURISMO. ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • ANALISE, DADOS, INFERIORIDADE, EXPLORAÇÃO, TURISMO, BRASIL.
  • COMENTARIO, INVESTIMENTO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO TOCANTINS (TO), INDUSTRIA, TURISMO, ESPECIFICAÇÃO, VINCULAÇÃO, ECOLOGIA.

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PFL-TO) - Sr. Presidente, Sr as e Srs. Senadores, é essencial que o Brasil desperte, de uma vez por todas, da letargia em que se encontra, há décadas, no que respeita à indústria do turismo, que tem o potencial de tornar-se uma das principais fontes de renda e de divisas para o País.  

É um segmento da economia mundial que, só em 1997, envolveu 617 milhões de turistas que visitaram outros países e que gastaram 448 bilhões de dólares, dos quais 75 bilhões foram deixados nos Estados Unidos. A Organização Mundial do Turismo prevê que em 2020 o turismo mundial movimentará dois trilhões de dólares anuais.  

Enquanto isso, o Brasil, que dispõe de um número quase ilimitado de atrações turísticas, conseguiu, no ano passado, alcançar o 39º lugar mundial, o que ainda é muito pouco, levando-se em consideração que estamos depois, muito depois do Uruguai, da Argentina e até mesmo da cidade de Cancún, no México.  

Em verdade, o turismo deve ser nossa prioridade, tendo em vista que seu desenvolvimento gera, como corolário imediato, a geração de empregos e renda, revitalizando a economia e tirando Estados e Municípios da falência administrativa em que se encontram.  

Trago este tema tão importante à tribuna do Senado, haja vista que o Governo do Estado do Tocantins está investindo pesado na indústria do turismo, especialmente no denominado ecoturismo, que não agride a Natureza e seus recursos inestimáveis.  

Tanto isso é verdade que o Pólo Ecoturístico do Cantão já tem garantidos recursos da ordem de 3,2 milhões de dólares, o que permitirá a preparação do local para receber investimentos do setor privado da hotelaria e prestação de serviços.  

A administração tocantinense está adotando medidas para traçar o plano diretor do Cantão, a fim de definir a hidrologia, o terreno, a declividade, o clima e os locais apropriados para instalação de hotéis com relação às trilhas, áreas preserváveis, além de torres de observação.  

Trata-se, Sr. Presidente, de um projeto ambicioso, no bom sentido, que, seguramente, atrairá milhares de turistas nacionais e estrangeiros, que usufruirão de uma região única no globo, com excelente infra-estrutura hoteleiro-turística.  

Não posso deixar de ressaltar o sucesso da Temporada de Praias em nosso Estado, evento consolidado e que a cada ano atrai um número maior de turistas oriundos de outras regiões do País.  

Iniciativa como as adotadas pelo Governo do Tocantins devem ser implementadas pelos demais Estados, cabendo ao Governo Federal assumir que o desenvolvimento da indústria do turismo é questão fundamental e estratégica no mundo globalizado, estando intimamente ligada à geração de empregos e absorção de capitais externos.  

Esperamos assim, finalmente, assumir nossa posição de direito no contexto do turismo internacional.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/08/1999 - Página 19323