Discurso no Senado Federal

CONSIDERAÇÕES SOBRE NOTICIAS VEICULADAS NA IMPRENSA BRASILIENSE REFERENTE A PAGAMENTOS FEITOS A DIRETORES DO BANCO DO BRASIL. (COMO LIDER)

Autor
Arlindo Porto (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/MG)
Nome completo: Arlindo Porto Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
BANCOS.:
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE NOTICIAS VEICULADAS NA IMPRENSA BRASILIENSE REFERENTE A PAGAMENTOS FEITOS A DIRETORES DO BANCO DO BRASIL. (COMO LIDER)
Publicação
Publicação no DSF de 05/08/1999 - Página 19385
Assunto
Outros > BANCOS.
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, DENUNCIA, IRREGULARIDADE, RECEBIMENTO, VANTAGENS, DIRETOR, BANCO DO BRASIL.
  • SOLICITAÇÃO, REGISTRO, ANAIS DO SENADO, PEDIDO, PEDRO MALAN, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), ADOÇÃO, PROVIDENCIA, OBJETIVO, RESTAURAÇÃO, VERDADE, REFERENCIA, RICARDO ALVES CONCEIÇÃO, DIRETOR, CREDITO RURAL, BANCO DO BRASIL.

O SR. ARLINDO PORTO (PTB-MG. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, segundo denúncia veiculada na imprensa brasiliense, diretores do Banco do Brasil estariam recebendo vantagens indevidas e ganhos extras a título de distribuição de lucros do Banco, o que teria gerado, por sentença judicial, o afastamento do cargo daqueles dirigentes, entre os quais o Diretor de Crédito Rural do Banco do Brasil, Dr. Ricardo Alves Conceição.  

Ontem, o Banco do Brasil divulgou nota oficial em que desmente tal informação e anuncia estar a instituição adotando as medidas necessárias para reverter a ordem judicial de modo a assegurar a plena continuidade do mandato dos seus diretores, tachando a informação de "falsa e totalmente equivocada", e reafirmando que, de tão inverídica, não requer sequer a adoção de outras medidas visando ao seu esclarecimento.  

Por conhecer o Dr. Ricardo Conceição, um baluarte na defesa dos interesses da agropecuária brasileira no Banco do Brasil, e por ter tido com ele intensa relação funcional durante os dois anos em que estive à frente do Ministério da Agricultura e, ainda, por entender que seu passado e presente colocam-no como elemento importante e sério na estrutura do Banco, peço seja registrado nos Anais desta Casa um apelo ao Ministro da Fazenda, Pedro Malan, para que, cauteloso e firme como sempre, busque a adoção de reais e objetivas medidas judiciais para que se restaure a verdade e não se permita que um nome como o do Diretor do Crédito Rural seja enlameado por meias verdades e informações inverídicas.  

O momento exige de todos seriedade e compromisso com a verdade, com dias melhores para a Nação brasileira, razão por que entendemos que calúnia e difamação não constróem, mas, muito pelo contrário, aumentam o sentimento de impunidade.  

Uso este momento, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, para chamar a atenção de todos para a fase por que estamos passando no Brasil, uma fase de transtornos, de indefinição e de insegurança. Por isso, entendemos ser necessário que a Justiça aja o mais rapidamente possível, buscando esclarecer e resgatar a verdade.  

Muito obrigado, Sr. Presidente.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/08/1999 - Página 19385