Discurso no Senado Federal

APELO PARA A LIBERAÇÃO DE RECURSOS DESTINADOS A CONCLUSÃO DAS OBRAS DO CAMPUS DA UNIVERSIDADE DO TOCANTINS - UNITINS.

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENSINO SUPERIOR.:
  • APELO PARA A LIBERAÇÃO DE RECURSOS DESTINADOS A CONCLUSÃO DAS OBRAS DO CAMPUS DA UNIVERSIDADE DO TOCANTINS - UNITINS.
Publicação
Publicação no DSF de 10/08/1999 - Página 19850
Assunto
Outros > ENSINO SUPERIOR.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, PAULO RENATO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), URGENCIA, LIBERAÇÃO, RECURSOS ORÇAMENTARIOS, CONCLUSÃO, CAMPUS UNIVERSITARIO.
  • UNIVERSIDADE, ESTADO DO TOCANTINS (TO).

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PFL-TO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desde a criação do Estado do Tocantins, têm sido intensos os esforços das autoridades e de todos nós, que integramos a bancada federal tocantinense, no sentido de dotar nosso Estado de uma instituição universitária federal.  

No entanto, sem embargo de todo esse esforço, o Tocantins continua sendo o único Estado da Federação a não contar com universidade federal.  

Por isso, o Governo do Estado e as instituições privadas que sustentam a Unitins – Universidade do Tocantins, têm se mobilizado no sentido de, cada vez mais, equipar e ampliar a estrutura desse modelar estabelecimento de ensino superior, hoje, exemplarmente, dirigido pelo reitor Ruy Rodrigues.  

Não são poucas, no entanto, as dificuldades enfrentadas pela Unitins no desempenho de sua missão acadêmica e de centro de pesquisas, em virtude da falta de recursos financeiros.  

Uma das questões ainda pendentes é a conclusão do campus dessa instituição universitária, em Palmas, cujas obras demandarão, pelo menos, dois milhões e duzentos mil reais.  

Esses recursos foram solicitados pela reitoria da Unitins ao Ministério da Educação, que inseriu essa verba em sua previsão orçamentária para o exercício em curso.  

É fundamental, no entanto, que esses recursos sejam liberados o mais rapidamente possível, a fim de que a Unitins possa funcionar em toda a sua plenitude, contribuindo para o desenvolvimento integral do Estado, com a formação de profissionais de nível superior altamente qualificados.  

Por isso, desta tribuna, dirigimos nosso mais veemente apelo ao ilustre Ministro da Educação, Paulo Renato, que, recentemente, constatou in loco a pujança e a modernidade de nossa Universidade, para que a verba em questão seja liberada com a indispensável presteza.  

Era o que tínhamos a dizer.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/08/1999 - Página 19850