Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM AO PRESIDENTE DA REDE BANDEIRANTES DE RADIO E TELEVISÃO, SR. JOÃO JORGE SAAD, PELO TRANSCURSO DE SEU OCTOGESIMO ANIVERSARIO, TRANSCORRIDO EM 22-7-99.

Autor
Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM AO PRESIDENTE DA REDE BANDEIRANTES DE RADIO E TELEVISÃO, SR. JOÃO JORGE SAAD, PELO TRANSCURSO DE SEU OCTOGESIMO ANIVERSARIO, TRANSCORRIDO EM 22-7-99.
Publicação
Publicação no DSF de 11/08/1999 - Página 20000
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, JOÃO JORGE SAAD, PRESIDENTE, EMISSORA, RADIO, TELEVISÃO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).
  • ELOGIO, TRABALHO, JOÃO JORGE SAAD, PRESIDENCIA, EMISSORA, RADIO, TELEVISÃO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

O SR. ROMEU TUMA (PFL-SP) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra para homenagear uma personalidade que acredito seja conhecida de todos os meus nobres Pares, um homem cuja vida está moldada de forma a dar provas da engenhosidade humana em diversos campos de atividade, um ser que tem seu patriotismo dimensionado pela independência, pela capacidade e pela imparcialidade gravadas em sua mais famosa obra, aquela realizada no âmbito dos órgãos de comunicação brasileiros. Refiro-me a meu querido amigo, Sr. João Jorge Saad, Presidente da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão , que, dia 22 do mês passado, quando estávamos no período de recesso parlamentar, comemorou o 80.º aniversário natalício.  

Embora sua popularidade vincule-se àquela importante rede de emissoras, sua participação também é marcante na pecuária de meu Estado, onde ele integra um grupo empresarial dedicado ao setor de gado leiteiro e de corte. Mas, observando a cidade de São Paulo, adquire-se ainda maior consciência da intensidade do pioneirismo e abrangência de sua obra. Através de outra empresa - a Aricanduva S.A. - João Saad modificou literalmente a paisagem urbana. Além de executar o principal loteamento do Morumbi, com o nome de Jardim Leonor, na zona sul de minha cidade, criou diversos bairros paulistanos, entre eles o Jardim Aricanduva, Jardim Monte Azul, Jardim Piracuama e Cidade Adhemar.  

Nascido em Monte Azul Paulista, em meu Estado, João Jorge Saad é viuvo da Sra. Maria Helena de Barros Saad, com quem esteve casado por 49 anos e teve cinco filhos - João Carlos, Ricardo, Maria Leonor, Marisa e Márcia -, bem como 12 netos. Sua esposa era a primeira dos quatro filhos do saudoso casal Leonor e Adhemar Pereira de Barros, ele ex-Prefeito e ex-Governador de São Paulo.  

A Presidência da Rede Bandeirantes de Rádio e TV está no centro de sua atividade empresarial, atualmente concentrada no desenvolvimento de uma rede de rádio, composta de 45 emissoras AM e 31 FM, a maior do gênero no Brasil. Foi sua a iniciativa de tornar a Rádio Bandeirantes pioneira na utilização de satélite de comunicação para rádio AM, numa rede que deverá chegar a 140 emissoras integradas pelo sistema Band/Sat. Hoje com 37 afiliadas, o sistema objetiva fornecer às emissoras de porte médio e pequeno de todo o País uma programação de alto nível, baseada na informação e com espaços locais, de forma a preservar as características de cada região integrada. As redes AM e FM operam, respectivamente, com oito e dezesseis emissoras próprias, as quais, em conjunto com as afiliadas, cobrem mais de 90 por cento do território nacional. "Seu" João, como é carinhosamente conhecido, insiste em dizer que a expansão só terminará quando a programação Bandeirantes for ouvida em todos os recantos do Brasil.  

Fundada em 1937 e sob sua administração desde 1948, a rádio AM constituiu o núcleo ao redor do qual ergueu o Grupo Bandeirantes de Comunicações , formado-o exclusivamente com empresas de capital nacional. O pioneirismo da emissora é notório. Encabeçando a Cadeia Verde Amarela, que chegou a ser composta de 90 rádios, foi a primeira a transmitir programação nacional, através de ondas curtas. A Rede Bandeirantes de Rádio mantém esse pioneirismo até hoje, tendo sido a primeira a transmitir, em 1993, via satélite, através do Band/Sat.  

No setor de televisão, João Jorge Saad também se tornou pioneiro: fez a Band ser a primeira emissora da América Latina a transmitir imagens em cores via satélite. Ela encabeça uma rede que cobre 92,8 cento do território nacional. Essa rede de TV, fundada em 13 de maio de 1967, com a entrada em operações do Canal 13, em São Paulo, possui 11 emissoras próprias no Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, bem como nas cidades paulistas de Taubaté, Campinas e Presidente Prudente. Ao lado de 68 afiliadas, formam um conjunto de 79 geradoras e retransmissoras de sinal aberto em VHF. Com isso, a Bandeirantes tornou-se a segunda rede física do Brasil em número de emissoras de TV. Além disso, seu sinal é transmitido para comunidades de porte médio e pequeno através de 1.500 antenas parabólicas. Em número de domicílios com TV, a cobertura nacional da rede em VHF alcança 33.018.147 casas. Além disso, a rede tem em operações em São Paulo um canal por assinatura (Canal 50) e um canal aberto com transmissão em UHF (Canal 21).  

João Saad já foi alvo de inúmeras homenagens, mas poucas tiveram a repercussão alcançada, em julho de 1997, pela outorga da estatueta da ADVB (criação do escultor Domênico Calabrone), que ele recebeu no Fórum Comunicação Global, numa cerimônia que contou com a presença de mais de 300 destacados empresários, além do Governador do Estado, Mário Covas, e do Prefeito da cidade de São Paulo, Celso Pitta, entre outras autoridades.  

Nesse mesmo ano, na rua Minas Gerais, proximidades da Av. Paulista, centro financeiro de São Paulo e área mais alta da cidade, ele inaugurou a maior torre de telecomunicações da América Latina, com 212 metros de altura, construída em vigas de aço de acordo com as mais modernas técnicas de engenharia civil e eletrônica. O custo total do empreendimento, que engloba um edifício de oito andares e consumiu dois mil metros cúbicos de concreto, atingiu a 15 milhões de dólares. Dois elevadores panorâmicos proporcionam uma das mais belas vistas da cidade, a partir do conjunto que configura uma edificação "inteligente", pois, nele, um sistema de controle totalmente informatizado monitora desde os transmissores até a temperatura ambiente nos escritórios e nas centrais técnicas, passando pelo acesso às dependências internas, movimentação dos elevadores, equipamentos de segurança etc. Da altura total da torre, 42 metros destinam-se às antenas dos canais 13, 21, 50 e da Rádio Bandeirantes FM . Há também espaço para instalação de trunking de telefonia celular, antenas parabólicas e links para transmissões externas.  

Dois transmissores Harris de última geração com 30 quilowatts de potência, dual feeder em estado sólido, trabalhando em paralelo, servem o Canal 13, em VHF. Suas antenas, modelo TCL 12A, projetadas pela RCA e construídas pela Di Eletric, têm 23 metros, com polarização circular para permitir melhor qualidade de recepção por antenas internas comuns. Há um no-break de 225 kva (quilovolts-ampères), que garante as transmissões em caso de falta de energia externa.  

O Canal 21 possui dois transmissores de 60 quilowatts, também Harris, operando em paralelo em UHF. O Canal 50 emprega dois transmissores de 30 quilowatts, da Itelco, em UHF, do tipo misto (estado sólido até a saída). Ambos os canais utilizam antenas do tipo slot, com montagem lateral de polarização circular.  

Finalmente, com painéis dual feeder multiestações, a antena de FM foi projetada para trabalhar sob a potência de 210 quilowatts, de modo a permitir o uso compartilhado pela Rádio Bandeirantes FM e mais duas emissoras de até 70 quilowatts cada uma ou mais três de até 25 quilowatts.  

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, 80 anos de vida representam um tento que nem sempre os seres humanos conseguem lavrar. Quem o marca, torna-se automaticamente alvo de reconhecimento e admiração. Que fazer, então, quando esse invejável sucesso se reveste de um currículo pleno de realizações em setores essenciais para o País e seu povo? Em minha opinião, deveria suscitar as mais elevadas honrarias para deixar comprovada a existência de alguém que, com idéias brilhantes e ingente trabalho, logrou transformar-se num exemplo a ser seguido. Esse é o caso desse grande brasileiro, meu querido amigo João Jorge Saad.  

Muito obrigado.  

 

]


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/08/1999 - Página 20000