Discurso durante a 95ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

SOLIDARIEDADE AO DR. RICARDO ALVES DA CONCEIÇÃO, EX-DIRETOR DE NEGOCIOS AGRICOLAS DO BANCO DO BRASIL, AFASTADO DO CARGO PARA APURAÇÕES NOS NEGOCIOS REALIZADOS ENTRE O BANCO E O GRUPO ENCOL.

Autor
Blairo Maggi (S/PARTIDO - Sem Partido/MT)
Nome completo: Blairo Borges Maggi
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
BANCOS.:
  • SOLIDARIEDADE AO DR. RICARDO ALVES DA CONCEIÇÃO, EX-DIRETOR DE NEGOCIOS AGRICOLAS DO BANCO DO BRASIL, AFASTADO DO CARGO PARA APURAÇÕES NOS NEGOCIOS REALIZADOS ENTRE O BANCO E O GRUPO ENCOL.
Publicação
Publicação no DSF de 11/08/1999 - Página 19992
Assunto
Outros > BANCOS.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, RICARDO ALVES DA CONCEIÇÃO, EX-DIRETOR, BANCO DO BRASIL, AFASTAMENTO, CARGO PUBLICO, MOTIVO, APURAÇÃO, NEGOCIAÇÃO, BANCO OFICIAL, GRUPO ECONOMICO.
  • ELOGIO, TRABALHO, COMPETENCIA, RICARDO ALVES DA CONCEIÇÃO, EX-DIRETOR, FUNÇÃO, DIRETORIA, CREDITO RURAL, BANCO DO BRASIL.

O SR. BLAIRO MAGGI (Sem Partido-MT. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no pouco tempo em que estou nesta Casa, tenho ocupado a tribuna para denunciar fatos que prejudicam a área rural, à qual estou vinculado por profissão e opção de vida. Reclamo do Governo quando penso que devo, mostrando as precariedades da infra-estrutura para o setor agrícola, porque seria de sua responsabilidade mantê-lo em bom funcionamento. Entretanto, quando penso que devo elogiar alguma ação do Governo ou defender um funcionário seu, eu o faço com especial disposição. Agora desejo expor a todos a minha simpatia pelo Banco do Brasil, instituição governamental que sempre mereceu minha confiança, tanto pelo seu tabalho de financiador da agricultura e da pecuária do País, quanto pelos homens que o dirigem, pessoas competentes técnica e politicamente, tanto é que, mesmo diante de todas as crises financeiras por que já passou o País, consegue superar as dificuldades e manter o estabelecimento em equilíbrio.  

No entanto, às vezes surgem situações imprevisíveis em que o cliente não corresponde aos compromissos assumidos com a entidade ou não honra a crença que nele depositaram os seus dirigentes. De repente, técnicos que sempre mereceram toda a credibilidade de quem lida com aquele banco se vêem numa situação de constrangimento público, por haverem acreditado em pessoas tidas e havidas como idôneas até então.  

É o caso da Encol, que, por má administração, não só desestabilizou a vida de milhares de seus mutuários como também envolveu pessoas ilibadas e de conduta profissional impecável, como aconteceu com funcionários do Banco do Brasil que lhe estenderam a mão quando ela necessitou. Nessa transação se vê agora envolvido o Dr. Ricardo Alves da Conceição, Diretor daquela instituição na área de negócios agrícolas, conhecido de todos os produtores rurais do País que algum dia tiveram negócios com o Banco do Brasil.  

Hoje venho à tribuna desta Casa justamente para manifestar a minha solidariedade e o meu apoio ao Dr. Ricardo Alves da Conceição. Nesse momento, por decisão judicial, ele, juntamente com outros diretores, é afastado do cargo que ocupa, enquanto se processa a apuração das negociações feitas por aquele Banco com o Grupo Encol.  

Sr. Presidente, conheço o Dr. Ricardo Conceição pelo trabalho que ele realiza há muitos anos e pela extensa ficha de bons serviços prestados tanto à instituição quanto ao País, bem como pela sua solidariedade aos agricultores de todo o Brasil.  

A vida profissional do Dr. Ricardo Conceição sempre esteve ligada à agricultura e aos agricultores brasileiros. Funcionário de carreira do Banco do Brasil, sempre desempenhou seu trabalho naquela instituição bancária com denodo e seriedade.  

Como reconhecimento pelo seu trabalho, o Dr. Ricardo Conceição foi convocado a prestar serviços no Ministério da Fazenda e no Ministério da Agricultura, onde ocupou o segundo posto na hierarquia daquela Pasta, chegando ao cargo de Secretário Executivo.  

Retornando ao Banco do Brasil como Diretor de Negócios Agrícolas, sempre esteve à frente das negociações que culminaram com a viabilização do alongamento do prazo de pagamento das dívidas agrícolas, seja pela chamada securitização, seja pelo conhecido PESA. Além do mais, ele esteve sempre empenhado em assegurar, em negociações com as autoridades do Governo Federal, os recursos necessários para a viabilização do financiamento da safra brasileira.  

Mas o ponto principal que eu gostaria de ressaltar é o profundo conhecimento que o Dr. Ricardo Conceição tem da realidade dos produtores. Isso porque, no exercício de sua função, está sempre viajando, em contato com os agricultores no campo, avaliando as suas necessidades, articulando com as unidades operacionais do Banco do Brasil e definindo e implementando uma série de ações e de procedimentos que se revertem sempre em benefício da agricultura brasileira.  

Esse seu conhecimento, adquirido na constante maratona que empreende pelo interior do País, aliado à maneira com que vem conduzindo seu trabalho à frente da Diretoria de Negócios Agrícolas do Banco do Brasil, não deixa nenhuma dúvida quanto à sua competência, dedicação, honestidade, seriedade e compromisso público.  

Por isso, ao manifestar solidariedade e apoio ao Dr. Ricardo Conceição, apelo para que as necessárias investigações se processem com a maior celeridade possível, para que o Banco do Brasil e os agricultores brasileiros possam contar de novo com esse denodado funcionário como seu incansável aliado.  

É esta a manifestação de apoio e apreço que faço ao Dr. Ricardo Conceição, que conheço há muitos anos, como já declarei anteriormente, sabendo, pois, da seriedade, da competência e da dedicação com que exerce o papel de Diretor de Crédito Rural no Banco do Brasil. Gostaria de externar-lhe essa solidariedade, em nome de todos os produtores de Mato Grosso, que, indubitavelmente, torcem para que S. Sª volte logo à referida Diretoria.  

Estamos numa fase em que urge a liberação dos recursos para o próximo custeio, e a ausência do Dr. Ricardo Conceição, certamente, iria delongar as discussões sobre o tema no Banco do Brasil, pois poucas pessoas conhecem a fundo, como S. Sª, o setor primário e as necessidades dos produtores rurais do Estado do Mato Grosso e do Brasil.  

Fica aqui o nosso apelo no sentido de que as autoridades levem adiante as investigações, porque tenho certeza absoluta de que S. Sª está isento de culpa em qualquer acusação que lhe seja feita neste momento.  

Muito obrigado.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/08/1999 - Página 19992