Discurso no Senado Federal

SATISFAÇÃO COM A CHEGADA DOS TRILHOS DA FERRONORTE, NO ULTIMO DIA 6, AO MUNICIPIO DE ALTO TAQUARI NO ESTADO DO MATO GROSSO.

Autor
Antero Paes de Barros (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MT)
Nome completo: Antero Paes de Barros Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • SATISFAÇÃO COM A CHEGADA DOS TRILHOS DA FERRONORTE, NO ULTIMO DIA 6, AO MUNICIPIO DE ALTO TAQUARI NO ESTADO DO MATO GROSSO.
Publicação
Publicação no DSF de 12/08/1999 - Página 20056
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, INAUGURAÇÃO, TRECHO, FERROVIA, MUNICIPIO, ALTO TAQUARI, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), IMPORTANCIA, REDUÇÃO, CUSTO, ALGODÃO, ARROZ, SOJA, MELHORIA, CONCORRENCIA, MERCADO INTERNACIONAL.
  • ANUNCIO, GARANTIA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), PRESIDENTE DA REPUBLICA, CONTINUAÇÃO, CONSTRUÇÃO, FERROVIA, DIREÇÃO, MUNICIPIO, RONDONOPOLIS (MT), CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT).
  • AGRADECIMENTO, MARIO COVAS, GOVERNADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), PRESIDENTE DA REPUBLICA, APOIO, CONSTRUÇÃO, PONTE, LIGAÇÃO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT).

O SR. ANTERO PAES DE BARROS (PSDB-MT. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, dois assuntos me trazem à tribuna no dia de hoje. Um é para comemorar com o Brasil o que já significou uma enorme comemoração em Mato Grosso. No último dia 06, tivemos no Município de Alto Taquari, na divisa de Mato Grosso com o Estado de Mato Grosso do Sul, a chegada ao território mato-grossense dos trilhos da empresa Ferronorte, que é um empreendimento privado que se iniciou sob a inspiração do ex-Deputado Federal e ex-Senador mato-grossense Vicente Vuolo. No passado, contou aquela ferrovia com outros defensores como o próprio escritor Euclides da Cunha e o médico cuiabano Agrícola Paes de Barros. Teve também em Olacyr de Moraes um dos grandes defensores para a implantação de tal empreendimento, que liga os Estados de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul ao Porto de Santos.  

Essa ferrovia é de fundamental importância para o Estado de Mato Grosso. No último dia 06, lá estiveram o Presidente Fernando Henrique e o Senador José Sarney, ex-Presidente da República. Foi no Governo do Presidente Sarney que se deu início ao processo de construção dessa ferrovia em benefício do Brasil. Naquela ocasião, tivemos a oportunidade de comemorar uma conquista que já serviu de zombaria e de deboche para quem ousou levar essa iniciativa ao debate público.  

Há cerca de 20 anos, quando ainda era menino, observava, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, que quando um fato não aconteceria em Cuiabá, quando um fato não aconteceria em Mato Grosso, as pessoas diziam que não aconteceria porque estava vindo na Ferrovia do Vuolo. Entretanto, o ideal do Senador Vuolo acabou prevalecendo, e, infelizmente, por motivo de doença, ele não pôde estar presente quando os trilhos da Ferronorte chegaram em território mato-grossense. Foi representado pelo seu filho Vicentinho e pelo seu neto. Mas, sem sombra de dúvidas, é uma luta de mais de vinte anos, coroada de sucesso e com repercussão em todos os Estados. O Mato Grosso é, hoje, o primeiro produtor de algodão; o segundo produtor de arroz e o maior produtor de soja do País. A chegada da Ferronorte ao Estado de Mato Grosso diminui o custo Brasil e torna os nossos produtos mais competitivos em âmbito nacional.  

Mais importante do que a chegada dos trilhos a Alto Taquari, é a garantia do Ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, bem como as do Presidente da Ferronorte e do Presidente Fernando Henrique Cardoso de que a ferrovia vai continuar com seus trilhos até o Município de Rondonópolis e a capital, Cuiabá. É importante frisar que a ferrovia não poderá parar aí, porque há outros dois eixos fundamentais que ela precisa alcançar. Da mesma forma que é necessário concluir a BR-163, ligando Cuiabá a Santarém, é importante que essa ferrovia chegue até Santarém. Também é importante que o Brasil tome conhecimento da necessidade da regularização, da normalização, da hidrovia Paraguai-Paraná, que é, para nós do Mato Grosso, a hidrovia do Mercosul. Essa ferrovia deveria ter também um braço para o porto de Cáceres, onde a iniciativa privada já lançou as primeiras embarcações na hidrovia Paraguai-Paraná com destino ao Mercosul.  

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero dividir com o Congresso brasileiro e com o Senado da República nossa satisfação e dizer que nós de Mato Grosso comemoramos a realização dessa obra, que, apesar de ter sido feita pela iniciativa privada, não seria possível se não fosse a compreensão do Poder Público. Nós, do Estado do Mato Grosso, temos de dizer publicamente que somos gratos ao Presidente Fernando Henrique Cardoso, que somos gratos ao Governador de São Paulo, Mário Covas, porque o Estado de São Paulo e o Presidente da República asseguraram recursos no Orçamento da União para garantir a ponte rodoferroviária que liga o Estado de São Paulo ao Estado de Mato Grosso do Sul. Sem esses recursos não haveria a ponte.  

O Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, que, para a nossa felicidade, participou da solenidade de inauguração da Ferronorte, disse que há possibilidade de atender a mais alguns pedidos nossos, para apoiar as regiões menos desenvolvidas do Brasil.  

O Presidente da República já autorizou politicamente, restando apenas verificar a possibilidade legal de serem liberados pela Sudam os 200 milhões para a Ferronorte, a fim de que acelere a chegada dos trilhos a Rondonópolis e à capital mato-grossente, Cuiabá.  

Portanto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de deixar registrado aqui os nossos agradecimentos a todos aqueles que contribuíram para a realização desse sonho do Senador Vicente Vuolo e de todos nós mato-grossenses. Agradecemos especialmente ao Presidente José Sarney, ao Governador Mário Covas e ao Presidente Fernando Henrique Cardoso.  

Muito obrigado.  

 

 Ã


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/08/1999 - Página 20056