Pronunciamento de Romeu Tuma em 11/08/1999
Discurso no Senado Federal
PREOCUPAÇÃO COM A TRANSFERENCIA DO NARCOTRAFICO PARA AMAZONIA.
- Autor
- Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
- Nome completo: Romeu Tuma
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
DROGA.:
- PREOCUPAÇÃO COM A TRANSFERENCIA DO NARCOTRAFICO PARA AMAZONIA.
- Aparteantes
- Romero Jucá.
- Publicação
- Publicação no DSF de 12/08/1999 - Página 20059
- Assunto
- Outros > DROGA.
- Indexação
-
- COMENTARIO, DENUNCIA, PUBLICAÇÃO, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), TRANSPORTE, DROGA, COCAINA, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, AUTORIA, MEMBROS, GOVERNO ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA).
- APREENSÃO, MOBILIZAÇÃO, GOVERNO, PAIS ESTRANGEIRO, COLOMBIA, OPOSIÇÃO, TRAFICO INTERNACIONAL, RISCOS, SOBERANIA, BRASIL.
O SR. ROMEU TUMA
(PFL-SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Senadora Marluce Pinto, ilustre Presidente da sessão, Srs. Senadores, inscrevi-me para falar nesta tarde, mas, de logo, informo que irei transferir o meu discurso para outro dia, quando contarmos com um maior número de Senadores, principalmente da região Norte, da região Amazônica.
A minha inscrição se deveu hoje a uma notícia veiculada pelo jornal Folha de S.Paulo , a qual, segundo penso, é de muito interesse de V. Exª, Srª Presidente, como também dos Senadores Gilberto Mestrinho, Bernardo Cabral e dos demais membros da bancada da Região Amazônica.
A esse respeito, o Senador Tião Viana apresentou requerimento à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional convocando algumas autoridades a fim de discutirmos o problema da Amazônia.
A notícia a que me refiro é deveras preocupante, de modo que devemos discutir o que realmente está acontecendo e se tem ou não fundamento a acusação de que membros do governo americano, segundo a qual as FARC – Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia - estariam transportando drogas, cocaína para o Brasil e para a Venezuela através da Amazônia. Penso ser esta uma acusação das mais graves, sobre a qual devemos nos debruçar.
O Senador Gilberto Mestrinho me mostrou alguns dados importantes, de que S. Exª tem conhecimento, sobre reuniões que estariam sendo realizadas por membros do governo da Colômbia com membros do exército revolucionário, o que nos causa uma aflição muito grande.
Em breve, rotulado o Brasil de facilitar essa ação em suas fronteiras, poderá estar o País sob suspeita internacional. Isso não podemos admitir. Temos de estar em condições de defender, a qualquer custo, a qualquer preço, a nossa soberania. Entendo que esta passa a ser ameaça na medida em que não nos atemos a essas notícias que estão sendo veiculadas, com muita insistência, nos últimos tempos.
O Sr. Romero Jucá (PSDB-RR) - V. Exª me permite um aparte?
O SR. ROMEU TUMA (PFL-SP) - Concedo o aparte a V. Exª, Senador Romero Jucá.
O Sr. Romero Jucá (PSDB-RR) - Senador Romeu Tuma, eu gostaria de registrar que esse, realmente, é um assunto extremamente grave e que está na ordem do dia. Tanto é assim que, como Presidente da Comissão de Fiscalização e Controle do Senado, convoquei o Ministro da Aeronáutica a fim de discutirmos a implantação das obras do Sivam, que é um projeto extremamente urgente e importante para o controle de todas essas ações. Uma parte das obras já foi licitada; nós queremos saber em que pé está a implantação do projeto. Entendo que esta deve ser uma preocupação não só da Bancada da Amazônia, mas de toda a Casa, porque, efetivamente, temos ali uma grande porção do Território Nacional que está a descoberto e à mercê de problemas, em várias fronteiras, como as questões da guerrilha e do narcotráfico. Assim, quero parabenizar V. Exª por trazer o tema à discussão.
O SR. ROMEU TUMA (PFL-SP) - De fato, deve ser uma preocupação de todo o povo, de todo o Estado brasileiro, Senador Romero Jucá.
Srª Presidente, quero ainda dizer que assumi hoje com V. Exª e com os Senadores Gilberto Mestrinho, Bernardo Cabral, Romero Jucá, e Gilvam Borges o compromisso de, num dia da próxima semana, um de nós ocupar a tribuna e, em plenário, até que as comissões competentes tragam os convidados para apresentar suas explicações, debatermos com as pessoas que conhecem profundamente as dificuldades e toda a Região Amazônica.
Como V. Exª me concedeu a palavra, adianto esse compromisso, porque estou aflito, angustiado e preocupado com esse problema.
Muito obrigado.
dؿ