Discurso no Senado Federal

ANALISE HISTORICA DO PENSAMENTO ECONOMICO RELATIVO AO COMBATE A POBREZA.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • ANALISE HISTORICA DO PENSAMENTO ECONOMICO RELATIVO AO COMBATE A POBREZA.
Aparteantes
José Eduardo Dutra, Lauro Campos, Roberto Freire.
Publicação
Publicação no DSF de 13/08/1999 - Página 20145
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • CONTINUAÇÃO, DEBATE, POSSIBILIDADE, COMBATE, POBREZA, BRASIL, QUESTIONAMENTO, MODELO ECONOMICO, PROVOCAÇÃO, DESIGUALDADE SOCIAL.
  • DEFESA, PRIORIDADE, REFORMA AGRARIA, DESTINAÇÃO, RECURSOS, MICROEMPRESA, PEQUENO PRODUTOR RURAL, COOPERATIVA, AUMENTO, PARTICIPAÇÃO, TRABALHADOR, DECISÃO, EMPRESA, SETOR, PRODUÇÃO, DEMOCRACIA, ELABORAÇÃO, ORÇAMENTO, MELHORIA, AMPLIAÇÃO, ACESSO, EDUCAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL, GARANTIA, CIDADANIA.
  • ANALISE, HISTORIA, EVOLUÇÃO, TEORIA, ECONOMIA, GARANTIA, RENDA MINIMA.
  • IMPORTANCIA, COMISSÃO MISTA, ESTUDO, COMBATE, POBREZA, ANALISE, PROPOSIÇÃO, TRAMITAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT-SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Ademir Andrade, Srªs e Srs. Senadores, anteontem, o Senador Roberto Freire fez considerações sobre o pronunciamento aqui realizado na última semana pelo Senador Antonio Carlos Magalhães e suscitou reflexões de grande importância. Gostaria de continuar o diálogo que há tanto tempo foi iniciado na história da humanidade, por tantos pensadores, filósofos e economistas.  

É oportuna a reflexão do Senador Roberto Freire, quando salienta que não se trata de um assunto novo. Se numa metamorfose o Senador Antonio Carlos Magalhães resolve agora colocar como primeira prioridade, na ordem do dia das nossas preocupações, o combate à pobreza, é claro que poderia tê-lo feito há bastante tempo. O Senador Roberto Freire tem colocado a sua vida pela causa da justiça. Assim como o fez Karl Marx; assim como o fez um dos maiores ideólogos da revolução americana e francesa, Thomas Paine; assim como o fizeram os criadores do pensamento humanista moderno, formadores do pensamento da Europa de hoje, por exemplo, Thomas Morus; assim como o fizeram aqueles que, no Antigo Testamento, muitas vezes expressaram a palavra tseda ka , que quer dizer justiça na sociedade; assim como Jesus Cristo, nas suas parábolas, tinha uma preocupação forte com a questão da justiça, com a necessidade de o senhor dar vinha, por exemplo, prover os recursos necessários a cada um dos trabalhadores, de maneira que tivessem o suficiente para a sua sobrevivência com dignidade; assim como São Paulo, junto aos coríntios, expressou que, para que houvesse igualdade, para que houvesse justiça, era preciso que, pri1û


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/08/1999 - Página 20145