Discurso no Senado Federal

REGOZIJO PELA INSTALAÇÃO DE UMA MONTADORA CHINESA DE CAMINHÕES EM ARAGUAINA, NO NORTE DO TOCANTINS.

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • REGOZIJO PELA INSTALAÇÃO DE UMA MONTADORA CHINESA DE CAMINHÕES EM ARAGUAINA, NO NORTE DO TOCANTINS.
Publicação
Publicação no DSF de 14/08/1999 - Página 20269
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, INVESTIMENTO, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA, INSTALAÇÃO, INDUSTRIA AUTOMOTIVA, MONTAGEM, CAMINHÃO, MUNICIPIO, ARAGUAINA (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO), ANUNCIO, AMPLIAÇÃO, INDUSTRIA, PARCERIA, CAPITAL ESTRANGEIRO.
  • ANUNCIO, INSTALAÇÃO, ESTALEIRO, ESTADO DO TOCANTINS (TO), INVESTIMENTO, EMPRESA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PFL-TO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, indubitavelmente, a situação econômica dos denominados países emergentes, como é o caso do Brasil, não é das mais favoráveis, e as notícias que vêm de nossos vizinhos não são exatamente alvissareiras.  

Mas com o imenso potencial que este País dispõe, não temos dúvidas de que quaisquer dificuldades, por maiores que sejam, podem ser superadas, particularmente com a implantação de medidas positivas, construtivas e criativas.  

Nosso Estado do Tocantins, nesse aspecto, está dando um importante exemplo a todo o País, pois, sem embargo de todos os evidentes óbices que enfrentamos, continua crescendo e atraindo investimentos nacionais e estrangeiros.  

Após negociações que foram deflagradas em 1997, o Governo do Estado foi cientificado, no último mês de julho, que a China National Arts & Crafts Corporation (vinculada à Yuejin Motors Group Corporation ), da República Popular da China, brevemente estará instalando uma montadora de caminhões em Araguaína, no norte do Tocantins.  

O investimento inicial será de 2,4 milhões de dólares, devendo ser produzidos de 300 a 400 veículos por mês, com capacidade de carga de três e quatro toneladas. E até o final do próximo ano, a montadora deverá ultrapassar a marca de 2.000 veículos/ano.  

O Tocantins, consolidando a parceria com os chineses, deverá, também, em breve, contar com indústrias de máquinas de costura, montadoras de motos e bicicletas e uma grande tecelagem.  

Além disso, um grupo empresarial paulista deverá, brevemente, montar um estaleiro no Tocantins, e a primeira embarcação já deverá estar pronta no próximo mês de dezembro, com investimento total estimado em cento e vinte milhões de reais.  

São notícias das mais positivas que vêm de uma das regiões mais pobres do Brasil, que só começou a desenvolver-se após sua ascensão à condição de Estado, e que prova que é possível, até, "tirar-se leite das pedras" quando há criatividade e a colocação do interesse público acima de tudo.  

É o registro que gostaríamos de fazer e que, esperamos, servirá de alento e inspiração para todas as Unidades da Federação.  

 

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/08/1999 - Página 20269