Pronunciamento de Romeu Tuma em 17/08/1999
Discurso no Senado Federal
INSTALAÇÃO DO FORUM PARLAMENTAR 'SÃO PAULO SECULO XXI' DIA 16 DE AGOSTO DO CORRENTE NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA PAULISTA.
- Autor
- Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
- Nome completo: Romeu Tuma
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
- INSTALAÇÃO DO FORUM PARLAMENTAR 'SÃO PAULO SECULO XXI' DIA 16 DE AGOSTO DO CORRENTE NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA PAULISTA.
- Publicação
- Publicação no DSF de 18/08/1999 - Página 20458
- Assunto
- Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
- Indexação
-
- COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, EDUARDO SUPLICY, PEDRO PIVA, SENADOR, ENCONTRO, GRUPO PARLAMENTAR, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, DEBATE, FUTURO, POLITICA, SETOR PUBLICO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).
O SR. ROMEU TUMA
(PFL-SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tive a honra de participar, ontem, ao lado dos nobres Senadores Eduardo Suplicy e Pedro Piva - que, por razões de saúde, se fez representar - da solene de abertura do Fórum Parlamentar "São Paulo Século XXI", na Assembléia Legislativa de meu Estado, onde estarão centralizados, até dezembro do ano 2000, debates sobre o futuro de São Paulo, envolvendo personalidades e entidades representativas de praticamente todos os segmentos políticos, sociais e empresariais. Aí estarão incluídos partidos, lideranças de classe, organizações não-governamentais, prefeitos, vereadores, universidades, movimentos de bairro "e todo e qualquer segmento que tenha algo a dizer e a defender", como deixou claro o autor e relator da proposta que deu origem ao Fórum, o ilustre Deputado Estadual Arnaldo Jardim.
Os trabalhos serão consolidados, ao final, num relatório que servirá como preciosa fonte de dados para embasar ações legislativas e de consulta para a sociedade em geral.
A solenidade coincidiu com a primeira transmissão feita pela TV Assembléia , ao vivo e em cores, para os assinantes de sistemas de cabo. Estavam presentes S. Exªs o Governador Mário Covas, o Ministro José Serra, representando o Presidente da República, o Ministro Paulo Renato Souza, deputados federais e estaduais e muitas outras personalidades, que viram o Presidente do Legislativo paulista, Exmº Deputado Vanderlei Macris, empossar 58 conselheiros, representantes da sociedade civil nos trabalhos do Fórum. Toda a estrutura do segundo maior parlamento do País será acionada para garantir a realização de painéis, exposições, pesquisas e seminários, durante o próximo ano e meio.
Já na instalação, o Fórum fez vozes incomuns serem ouvidas no plenário da Assembléia, como a de Rolando Boldrin, cantador e contador de histórias, que emocionou o público com os versos da música Tristeza do Jeca. Boldrin encerrou a participação recitando o Hino Nacional, tendo ao fundo a música Trem Caipira, de Villa Lobos. Apresentações do grupo vocal Corenvoz e da Orquestra Jovem Baccarelli, formada por crianças e jovens do bairro de Heliópolis, onde se localiza uma das maiores favelas da América Latina, completaram a parte artística da programação.
Nas cadeiras ao redor, viam-se representantes de diversos setores sociais, de diferentes tendências políticas e credos, comprovando o caráter plural do Fórum, do ponto de vista social, político, ideológico, étnico religioso. Dom Cláudio Hummes, o Rabino Henry Sobel, o Pastor Jabes Alencar, Mãe Sylvia de Oxalá, o espírita Moacir Petroni, a budista Coen-San de Murayama sentavam-se junto a personalidades como Aurélio Miguel, o ator Sérgio Mamberti, Antônio Carlos do Reis, da CGT, Paulo Pereira da Silva, da Força Sindical, Del Vechi Matheus, do MST de São Paulo, além dos reitores das três universidades públicas estaduais e de representantes da Indústria, do Comércio e da comunidade científica. O Conselho conta ainda com personalidades como os Srs. Antônio Ermírio de Morais, Adib Jatene, Horacio Lafer Piva, Presidente da Fiesp, Ives Gandra Martins, Mano Brown e Srª Luci Montoro. O relator do Fórum, Deputado Arnaldo Jardim, homenageou os conselheiros em nome da Dona Luci Montoro, cuja figura foi enaltecida pelo Primeiro Secretário da Assembléia, Deputado Roberto Gouveia, ao discursar evocando a memória do ex-Governador Franco Montoro, recentemente falecido. Em nome do Conselho, falou Reitor da USP, Professor Jacques Markovitch, segundo o qual, "para o Brasil do Século XXI, a esperança é um pressuposto". Esse mesmo raciocínio foi seguido pelos Exmºs Governador Mário Covas e Ministro da Saúde, José Serra, que falou em nome do Presidente da República.
Conforme a resolução do dia 15 de maio, que o criou, o Fórum discutirá políticas públicas de desenvolvimento sustentável do Estado; promoverá a aproximação dos setores público e privado, especialmente da sociedade civil organizada, em torno do debate sobre o desenvolvimento econômico, político, social e cultural do estado, com vistas a se obter maior eqüidade social; debaterá as distinções regionais com a finalidade de compatibilizá-las; discutirá as funções públicas e suas formas de atuação, no âmbito das competências constitucionalmente atribuídas ao estado; promoverá o debate entre os diversos órgãos estaduais, objetivando relacionar programas e planos a serem implantados; e, finalmente, proporá soluções e sugerirá proposições legislativas aos poderes competentes com o escopo de adequar as funções estatais às necessidades de desenvolvimento sustentável do Estado, conforme as conclusões alcançadas em seus trabalhos.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, estou certo de que o Fórum Parlamentar "São Paulo Século XXI", a par de constituir, com seu exemplo, estímulo a que se produzam eventos semelhantes em outros Estados, representa notável esforço político-social destinado a dar frutos portentosos para o progresso do Brasil. Envio parabéns aos seus organizadores e desejo-lhes total sucesso.
Muito obrigado, Sr. Presidente.