Pronunciamento de Maria do Carmo Alves em 19/08/1999
Discurso no Senado Federal
JUSTIFICATIVAS A PROJETO DE SUA AUTORIA, VISANDO A FORMULAÇÃO DE LEIS AMBIENTAIS QUE POSSIBILITEM O DESENVOLVIMENTO ECONOMICO. COMENTARIOS A MATERIA PUBLICADA NO JORNAL GAZETA MERCANTIL, NO ULTIMO DIA 9, QUE MENCIONA A SUSPENSÃO DAS IMPORTAÇÕES DE CAMARÃO, EM VIRTUDE DA CONTAMINAÇÃO, POR VIRUS, DA PRODUÇÃO CHINESA.
- Autor
- Maria do Carmo Alves (PFL - Partido da Frente Liberal/SE)
- Nome completo: Maria do Carmo do Nascimento Alves
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
- JUSTIFICATIVAS A PROJETO DE SUA AUTORIA, VISANDO A FORMULAÇÃO DE LEIS AMBIENTAIS QUE POSSIBILITEM O DESENVOLVIMENTO ECONOMICO. COMENTARIOS A MATERIA PUBLICADA NO JORNAL GAZETA MERCANTIL, NO ULTIMO DIA 9, QUE MENCIONA A SUSPENSÃO DAS IMPORTAÇÕES DE CAMARÃO, EM VIRTUDE DA CONTAMINAÇÃO, POR VIRUS, DA PRODUÇÃO CHINESA.
- Publicação
- Publicação no DSF de 20/08/1999 - Página 21664
- Assunto
- Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, APOIO, CONGRESSISTA, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, ALTERAÇÃO, LEGISLAÇÃO, MEIO AMBIENTE, POSSIBILIDADE, UTILIZAÇÃO, PERCENTAGEM, MANGUE, VIVEIRO, CRIAÇÃO, CAMARÃO, PESCADO, IMPORTANCIA, DESENVOLVIMENTO, REGIÃO NORDESTE.
- COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, GAZETA MERCANTIL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), INFORMAÇÃO, SUSPENSÃO, IMPORTAÇÃO, CAMARÃO, MOTIVO, CONTAMINAÇÃO.
A SRª MARIA DO CARMO ALVES
(PFL-SE. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, neste momento em que o Congresso Nacional se mobiliza em busca de alternativas para que se solucione o problema da pobreza, o problema da exclusão, tive oportunidade de, há duas semanas, ocupar a tribuna desta Casa para apresentar uma proposta - cuja tramitação deve ter-se iniciado ontem -, com duas medidas simples, apenas de adequação das nossas leis ambientais, para que possamos gerar emprego para o Brasil, mas, especialmente, para o Nordeste, porque é de lá que viemos - não é mesmo Senadora Heloisa Helena?
Vejo que foi oportuno o que a Gazeta Mercantil publicou na semana passada, exatamente no dia 09, quando mencionou que a importação do camarão deveria ser suspensa. A China, maior produtor do mundo na área, teve recentemente os seus viveiros atacados por um vírus, o que acumulou um prejuízo de 80% em toda a sua produção. Esse vírus já chegou ao Equador. As Delegacias Federais da Agricultura no Brasil todo já foram alertadas desde o dia 24, mas somente na próxima semana é que o Ministro deverá estar assinando uma portaria proibindo a entrada no Brasil, com justa razão, do camarão vindo dos países que estão sendo atacados pelo vírus, para que não haja a contaminação dos nossos viveiros.
Trago essa notícia da Gazeta Mercantil , porque é pertinente ao projeto que dei entrada, e aproveito para pedir ao Congresso que se interesse por essa matéria. O projeto que apresentei ajuda a criar empregos, especialmente no Nordeste, onde o Brasil tem a maior área de manguezais do mundo. Se utilizarmos apenas 10% desse espaço intocável, a nossa área de manguezais permanecerá como a maior do mundo, e teremos oportunidade de gerar emprego para o Brasil, especialmente para o Nordeste, que é a minha região.
Muito obrigada, Sr. Presidente.