Discurso durante a 102ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

DEFESA DE AUDITORIA PREVIA NAS DIVIDAS DOS PRODUTORES AGRICOLAS PARA POSTERIOR RENEGOCIAÇÃO.

Autor
Blairo Maggi (S/PARTIDO - Sem Partido/MT)
Nome completo: Blairo Borges Maggi
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA.:
  • DEFESA DE AUDITORIA PREVIA NAS DIVIDAS DOS PRODUTORES AGRICOLAS PARA POSTERIOR RENEGOCIAÇÃO.
Aparteantes
Amir Lando, Antonio Carlos Valadares, Eduardo Suplicy, Heloísa Helena, José Fogaça, Maguito Vilela, Osmar Dias, Ramez Tebet.
Publicação
Publicação no DSF de 20/08/1999 - Página 21694
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • SUGESTÃO, AUDITORIA, INDEPENDENCIA, LEGISLATIVO, EXECUTIVO, APURAÇÃO, MOTIVO, SUPERIORIDADE, AUMENTO, DIVIDA, AGRICULTOR, OBJETIVO, SUBSIDIOS, DECISÃO, NEGOCIAÇÃO.
  • APOIO, SUGESTÃO, OSMAR DIAS, SENADOR, NECESSIDADE, IDENTIFICAÇÃO, DEVEDOR, CREDITO RURAL.
  • CRITICA, GOVERNO, IMPRENSA, OFENSA, REPUTAÇÃO, AGRICULTOR, REGISTRO, DIFICULDADE, FINANCIAMENTO, BANCO DO BRASIL, GRAVIDADE, FALTA, RENDA, AGRICULTURA, AUMENTO, CUSTO, PRODUÇÃO, REDUÇÃO, PREÇO, MERCADO INTERNACIONAL.
  • NECESSIDADE, DEBATE, SENADO, APERFEIÇOAMENTO, AGRICULTURA.

O SR. BLAIRO MAGGI (Sem partido-MT. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, meu tema hoje é a reforma tributária, mas, antes, gostaria de voltar ao assunto abordado pelo Senador Osmar Dias em seu pronunciamento. Realmente, a questão agrícola passa por um momento de discussão, e acredito que o Congresso Nacional e o Senado Federal têm um papel importante pela frente em relação a isso.  

Também não concordo com uma "canetada" para resolver os problemas daqueles que não investiram na agricultura no passado e querem beneficiar-se de anistia, de perdão ou de rebate. No entanto, considero de suma importância que antes de discutirmos quem deve essa conta e quem a pagará, o Executivo - fiz essa sugestão ao Presidente da República, há uma semana, - crie uma comissão para contratar uma auditoria, independente do Executivo, do Legislativo, do Banco do Brasil, do BNDES e dos agricultores, porque o que se discute e tem de ser discutido é o porquê do tamanho dessa conta.  

Um agricultor que há uns três anos comprou uma colheitadeira por US$40 mil - aqui estamos falando em dólares, para não haver dúvidas quanto ao que houve com a nossa moeda - e deu 20% de entrada, hoje está sendo executado e deve ao Banco do Brasil, junto com o BNDES, US$580 mil. Isso simplesmente não é possível.  

Sugiro que o Governo realmente contrate uma auditoria independente para determinar o tamanho dessa conta e o que é devido. A partir daí, tomaremos uma decisão política e saberemos o que fazer com a agricultura nacional. Expurgaremos totalmente aquelas pessoas que não usaram o dinheiro para o fim especí û


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/08/1999 - Página 21694