Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM AOS SOLDADOS PELO TRANSCURSO DE SEU DIA.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM AOS SOLDADOS PELO TRANSCURSO DE SEU DIA.
Publicação
Publicação no DSF de 26/08/1999 - Página 22106
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, SOLENIDADE, COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, SOLDADO, MUNICIPIO, GOIANIA (GO), ESTADO DE GOIAS (GO).
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, SOLDADO, FORÇAS ARMADAS, ESPECIFICAÇÃO, EXERCITO.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje à noite estarei em Goiânia, participando de solenidade comemorativa do Dia do Soldado, atendendo convite da mais alta autoridade militar do Estado de Goiás, Comandante da 3ª Brigada, General Reinaldo Quintas Magioli.  

Vinte e cinco de agosto é uma data que não nos pode passar despercebida. É um dia solene, envolto numa simbologia de grande significação histórica e social. É dia de rendermos homenagens ao soldado e ao Exército Brasileiro, uma instituição que sempre cumpriu, com brilho, com dignidade e altivez, suas funções institucionais.  

Não é a primeira vez que, desta tribuna, faço uso da palavra para falar do Exército, uma instituição que nasceu junto com a própria Nação Brasileira e que, talvez como nenhuma outra, reflete em seu interior a verdadeira essência da nossa sociedade, desde o Século XVII, quando índios, negros e brancos, unidos, atuaram na inesquecível epopéia de Guararapes, expulsando os invasores estrangeiros.  

Dessa longínqua data até os dias de hoje, o Exército, as Forças Armadas e o soldado brasileiro têm cumprido sua missão com esmero, nos mais variados setores, provendo a segurança em todas as regiões, formando gerações, pesquisando tecnologias, auxiliando a defesa civil, participando da busca incessante pelo desenvolvimento social e econômico do Brasil.  

O soldado brasileiro tem orgulhado o País inclusive em ações internacionais. Contam-se dezenas de missões, cumpridas com sucesso, em países assolados pela guerra. Uma delas tive oportunidade de testemunhar pessoalmente, em Angola: centenas de bravos soldados brasileiros, inclusive vários oriundos do meu Estado, participaram do processo de consolidação da paz e de reconstrução daquele país irmão.  

Historicamente, o Exército e o soldado brasileiro tiveram atuação decisiva no processo de Independência, ajudando a derrotar as tentativas de fragmentação territorial e social do País. Da mesma forma, atuaram decisivamente no período de Proclamação da República. A manutenção da unidade nacional é decorrente, sobretudo, da ação do Exército, em particular da atuação do lendário Duque de Caxias, patrono da Instituição.  

Nos anos de 1969 e 1970, tive a honra de servir ao País como soldado do Batalhão da Guarda Presidencial, aqui em Brasília. Foi um período riquíssimo em aprendizado, que me marca até os dias de hoje. Recebi ensinamentos fundamentais na formação de meu caráter e de meu comportamento. Pude perceber, pela minha própria experiência, a importância do trabalho do Exército, de seus comandantes e de seus soldados.  

Presto a minha homenagem a todos os soldados brasileiros, de todas as forças militares, especialmente ao Exército Brasileiro, instituição composta de homens e mulheres de todos os cantos do País, que cultua as mais caras tradições de bravura, sacrifício, disciplina e amor à Pátria. Cumprimento particularmente o Ministro do Exército, General Gleuber Vieira, pelo excelente trabalho que vem realizando, e requeiro, nos termos regimentais, que sejam enviados aos Ministro das Forças Armadas votos do Senado Federal de cumprimentos pela passagem do Dia do Soldado e pelo trabalho desenvolvido pelo Exército, Marinha e Aeronáutica em todo o território nacional.  

Muito obrigado, Sr. Presidente.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/08/1999 - Página 22106