Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-DEPUTADO ADOLPHO DE OLIVEIRA, RELATOR ADJUNTO DA ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE.

Autor
Djalma Bessa (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Djalma Alves Bessa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-DEPUTADO ADOLPHO DE OLIVEIRA, RELATOR ADJUNTO DA ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE.
Publicação
Publicação no DSF de 25/08/1999 - Página 22007
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ADOLPHO DE OLIVEIRA, EX-DEPUTADO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), RELATOR, ASSEMBLEIA CONSTITUINTE.

O SR. DJALMA BESSA (PFL-BA. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é realmente uma situação pouco confortável a de chorar a morte de um amigo e ex-Colega. Tenho o privilégio de falar em meu nome e em nome do Senador do Estado do Ceará, Lúcio Alcântara.

Creio ter condições de, em breves palavras, fazer o registro do passamento de um ex-Colega que exerceu diversos mandatos: o de Deputado Estadual -- como foi acentuado pelo Senador Bernardo Cabral --, e o de Deputado Federal, numa demonstração de que só essa condição de ter sido eleito e reeleito várias vezes revela que se trata, realmente, de um político de escol.

Fui colega de S. Exª e posso testemunhar o equilíbrio, a competência, a moderação de sua atuação parlamentar. Adolpho de Oliveira jamais fez questão de aparecer, de se exibir. Pelo contrário, sempre trabalhou, foi eficiente e competente, sem qualquer ostentação. Realizava esse trabalho com humildade e com modéstia. É pois de se salientar que a renovação de seu mandato em várias eleições revela o prestígio de que dispunha entre seu eleitorado.

Assinale-se, por outro lado, que S. Exª se reelegeu por diversas legendas, para não se ter dúvida de que disputou a eleição e de que contou com uma legenda que o favoreceu. Pelo contrário, essas alteração de legendas revela que seu prestígio era pessoal, era personalizado.

Conheci de perto S. Exª e tive condição de testemunhar, neste encaminhamento de votação, que se trata de um político que faz jus à homenagem de pesar, e mais, como está assinalado na proposição, um pesar profundo que demonstra, realmente, o sentimento que nos invade nesta hora de tristeza e de saudade.

Portanto, junto meu voto ao dos Colegas que encaminharam esta votação, manifestando minha saudade, meu preito de gratidão e a revelação de que se trata de uma honra que S. Exª merece porque dignificou o seu Estado, os partidos, as legendas com que se elegeu, e, sem dúvida alguma e sem falsa modéstia, o País.

Os nossos pêsames, portanto, à família pelo falecimento desse ilustre Colega, Adolpho de Oliveira.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/08/1999 - Página 22007