Discurso no Senado Federal

ALUSÃO AO APARTE DE S.EXA. AO PRONUNCIAMENTO DO SENADOR EDUARDO SUPLICY SOBRE A MANIFESTAÇÃO REALIZADA ONTEM, EM BRASILIA.

Autor
Heloísa Helena (PT - Partido dos Trabalhadores/AL)
Nome completo: Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL.:
  • ALUSÃO AO APARTE DE S.EXA. AO PRONUNCIAMENTO DO SENADOR EDUARDO SUPLICY SOBRE A MANIFESTAÇÃO REALIZADA ONTEM, EM BRASILIA.
Publicação
Publicação no DSF de 28/08/1999 - Página 22359
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL.
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, JUSTIFICAÇÃO, UTILIZAÇÃO, TERMO, APARTE, PRONUNCIAMENTO, EDUARDO SUPLICY, SENADOR, REFERENCIA, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, MARCHA, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), PROTESTO, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL.

A SRª HELOISA HELENA (Bloco/PT - AL. Para uma explicação pessoal. Sem revisão da oradora.) - Nem usarei os cinco minutos, Sr. Presidente. Muito obrigada.  

Quando fiz a caracterização do Governo Federal, no aparte ao Senador Suplicy, talvez eu não tenha sido muito bem entendida, até porque faço um esforço muito grande para evitar a utilização de palavras de baixo calão. Quando o Presidente da República chamou os aposentados de vagabundos, fiquei tão chocada que prefiro realmente não fazê-lo. Portanto, tenho obrigação de fazer uma breve caracterização das palavras que utilizei, do mesmo jeito que faço com os meus filhos, quando os estou ajudando a decifrar a lingüística.  

Demagogia é o abismo, de uma forma bem simples, entre o que se fala e o que se faz. Quando caracterizo o Governo Federal como demagógico é porque, infelizmente, as propostas que ele apresentou durante o processo eleitoral não foram cumpridas. Não é à toa que sempre que faço o debate nesta Casa, utilizo a Constituição ou o programa de governo Avança Brasil , do Presidente da República.  

Usei a palavra fracassado como uma visão muito simplória. O que é algo fracassado? Ora, se está se desenvolvendo uma política econômica que está destruindo o Brasil, acabando com o patrimônio nacional, promovendo a fome, a miséria, a humilhação, o desemprego, o sofrimento, acabando com a infra-estrutura do País, isso efetivamente é fracasso, que vem junto com a incompetência, pois, infelizmente, se houvesse competência, não estaríamos na situação em que estamos hoje.  

A palavra insensibilidade não precisa nem ser decifrada, porque não posso entender que alguém consiga avaliar o Governo Federal como sensível.  

Portanto, Sr. Presidente, muito obrigada pela concessão do tempo para minhas explicações pessoais.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/08/1999 - Página 22359