Pronunciamento de Maguito Vilela em 30/08/1999
Discurso no Senado Federal
POSICIONAMENTO CONTRARIO A PROPOSTA DE DESINCOMPATIBILIZAÇÃO DE PREFEITOS DURANTE O PROCESSO DA REELEIÇÃO.
- Autor
- Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
- Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
MOVIMENTO TRABALHISTA.
REFORMA POLITICA.:
- POSICIONAMENTO CONTRARIO A PROPOSTA DE DESINCOMPATIBILIZAÇÃO DE PREFEITOS DURANTE O PROCESSO DA REELEIÇÃO.
- Aparteantes
- Antero Paes de Barros, Geraldo Melo, Jefferson Peres, Leomar Quintanilha, Nabor Júnior, Tião Viana.
- Publicação
- Publicação no DSF de 31/08/1999 - Página 22552
- Assunto
- Outros > MOVIMENTO TRABALHISTA. REFORMA POLITICA.
- Indexação
-
- SOLIDARIEDADE, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, CRITICA, ATUAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, REPUDIO, MOVIMENTAÇÃO, PEDIDO, IMPEACHMENT.
- DEFESA, PROJETO DE LEI, ALTERAÇÃO, LEGISLAÇÃO ELEITORAL, COLIGAÇÃO PARTIDARIA, OBJETIVO, PREVENÇÃO, COMERCIO, LEGENDA, PARTIDO POLITICO, INFERIORIDADE, REPRESENTAÇÃO.
- REPUDIO, ARTICULAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, PROIBIÇÃO, REELEIÇÃO, PREFEITO, MUNICIPIOS, CRITICA, NORMAS, DESINCOMPATIBILIZAÇÃO, CANDIDATO, ELEIÇÕES, DISCRIMINAÇÃO, RELAÇÃO, GOVERNADOR, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
- APOIO, ORADOR, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, EXTENSÃO, REELEIÇÃO.
- COMENTARIO, AUMENTO, VIOLENCIA, ESTADO DE GOIAS (GO), REGISTRO, HOMICIDIO, PREFEITO.
O SR. MAGUITO VILELA
(PMDB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sr as e Srs. Senadores, acredito que há muitos anos não ouvíamos tanto os termos golpe e golpismo sendo repetidos pela imprensa e por líderes políticos. É mais um dos modismos tão adorados pelo noticiário. Basta uma figura importante da República tirar um termo forte do fundo do baú que este vira manchete e passa a ser indefinidamente repetido.
Quem começou com a ciranda da vez foi o Presidente Fernando Henrique Cardoso. Tachou de golpe a dita "Marcha dos 100 mil", organizada pela Oposição, e de golpistas aqueles que pedem sua saída.
Um erro estratégico, mais um, cometido pelo Governo. Dessa vez, porém, corrigido a tempo, graças à interferência de seus Líderes no Congresso. Ora, crer que uma manifestação oposicionista é golpe é tentar cercear um direito legítimo e democrático de manifestação da Oposição e da sociedade. Embora discorde de parte dos objetivos defendidos por setores que comandaram a chamada "Marcha dos 100 mil", o direito de manifestação é legítimo.
Concordo que o Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso está no rumo errado. E tenho sido, inclusive aqui desta tribuna, um de seus maiores críticos. Tenho defendido, desde o final do pleito passado, que o meu Partido, o PMDB, deixe a base de apoio ao Governo, inclusive entregando todos os cargos ocupados por correligionários na Esplanada dos Ministérios.
Mas daí a defendÂû