Discurso no Senado Federal

MANIFESTAÇÃO DE PESAR PELO FALECIMENTO DE DOM HELDER CAMARA. VISITA DO MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES, PIMENTA DA VEIGA, AO ESTADO DE TOCANTINS PARA INAUGURAR SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES.

Autor
Leomar Quintanilha (PPB - Partido Progressista Brasileiro/TO)
Nome completo: Leomar de Melo Quintanilha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. TELECOMUNICAÇÃO.:
  • MANIFESTAÇÃO DE PESAR PELO FALECIMENTO DE DOM HELDER CAMARA. VISITA DO MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES, PIMENTA DA VEIGA, AO ESTADO DE TOCANTINS PARA INAUGURAR SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES.
Publicação
Publicação no DSF de 31/08/1999 - Página 22569
Assunto
Outros > HOMENAGEM. TELECOMUNICAÇÃO.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, HELDER CAMARA, BISPO.
  • REGISTRO, VISITA, ESTADO DO TOCANTINS (TO), MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DAS COMUNICAÇÕES (MC), INAUGURAÇÃO, SERVIÇO, TELECOMUNICAÇÃO, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO, PRIVATIZAÇÃO, SISTEMA, TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS S/A (TELEBRAS), RESULTADO, AMPLIAÇÃO, ACESSO, MELHORIA, TECNOLOGIA.

O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PPB - TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sr as e Srs. Senadores, antes de abordar o tema que me traz à tribuna nesta tarde, gostaria de me associar às manifestações de pesar pelo passamento de Dom Hélder Câmara, um homem que marcou uma fase bonita, pelo seu temperamento firme, pelo seu posicionamento, na história do Brasil. Um homem que defendeu como pôde os direitos humanos. É com pesar, repito, que registramos seu passamento na última sexta-feira.  

Gostaria de tecer comentários, Sr. Presidente, sobre a visita que acaba de fazer ao nosso Estado do Tocantins o eminente Ministro Pimenta da Veiga. S. Exª lá esteve para inaugurar um novo tipo de serviço que os avanços da ciência e da tecnologia estão a oferecer à sociedade brasileira e, também, o primeiro ano de privatização do sistema de telecomunicação brasileiro. E o fez em alto estilo, com registro de informações e dados que revelam de forma inquestionável o rumo dado ao sistema de telecomunicação pelo Presidente Fernando Henrique, ao decidir entregar ao setor privado a exploração desse serviço da maior importância.  

Lembrando alguns dados, dizia S. Exª que as vantagens quantitativas são bastante expressivas, já que alcançamos, por exemplo, um índice de usuários que superou a meta previamente estabelecida. Imaginava-se passar de 20 milhões para 25 milhões de usuários no final do ano, e, agora, em agosto, essa meta já foi atingida.  

Outras metas expressivas, como a de que não haverá um povoado com 100 pessoas, em qualquer região deste País, que não tenha um serviço de telefone público; e a de que não haverá um povoado com 300 pessoas, em qualquer dos rincões brasileiros, que não tenha telefone em suas moradias.  

O salto de ganhos não foi só quantitativo, Sr. Presidente. Naturalmente, o salto qualitativo foi da maior importância, de vez que, a partir do instante em que o serviço de telecomunicação, ao ser modernizado, é também democratizado, um número cada vez maior de usuários tem acesso a esse tipo de serviço, o que, sem sombra de dúvidas, é algo que o Brasil tem que comemorar.  

Ali, nesta manhã de hoje, uma manhã alegre para o Tocantins, o Ministro das Comunicações mostrou também um dos avanços que a comunicação está a permitir com relação à medicina: a telemedicina, como é conhecida. Foi feito um eletrocardiograma de um paciente na cidade de Palmas. E, a 500km de distância, na cidade de Araguaína, um corpo médico analisou-o e nos enviou um relatório, pelo mesmo sistema, diagnosticando a situação em que se encontrava o paciente.  

É bom notar, Sr. Presidente, Sr as e Srs. Senadores, que um diagnóstico como esse poderia ser emitido de qualquer lugar do mundo não importando a distância, no caso, entre Palmas e Araguaína são 500km de distância.  

Veja que conquista extraordinária, que imensa contribuição para a mitigação dos males relativos à saúde poderá a sociedade obter com esses avanços da ciência e da tecnologia, representados agora pela facilidade de transposição da informação por meio do sistema de comunicação moderno.  

Alegrou-nos também a manifestação do eminente Ministro Pimenta da Veiga quando disse das razões pelas quais escolheu o Tocantins para fazer essa experiência da teleconferência e para comemorar o primeiro ano de privatização do sistema de comunicações. Entendeu S. Exª que, para o Brasil alcançar esses avanços na área de comunicação, far-se-ia necessário um projeto bem delineado, cuja implantação demandaria coragem e determinação. S. Exª vislumbrava alguma similaridade com que estava ocorrendo no Tocantins em relação aos diversos planos de ação de desenvolvimento comandados pelo eminente Governador Siqueira Campos.  

Entendo, Sr. Presidente, Sr as e Srs. Senadores, ser esta de fato uma comemoração significativa de que hoje pudemos participar, quando a privatização do sistema de comunicação comemora o seu primeiro ano com resultados e benefícios extraordinários para a sociedade brasileira.  

Era o que eu tinha a registrar, Sr. Presidente.  

Muito obrigado.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/08/1999 - Página 22569