Discurso durante a 111ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

DISCURSO DE DESPEDIDA DE S.EXA.

Autor
Blairo Maggi (S/PARTIDO - Sem Partido/MT)
Nome completo: Blairo Borges Maggi
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • DISCURSO DE DESPEDIDA DE S.EXA.
Aparteantes
Agnelo Alves, Alvaro Dias, Antero Paes de Barros, Ernandes Amorim, Gilberto Mestrinho, Jefferson Peres, Leomar Quintanilha, Lúcio Alcântara, Moreira Mendes, Nabor Júnior, Pedro Simon, Ramez Tebet, Roberto Saturnino, Tião Viana.
Publicação
Publicação no DSF de 02/09/1999 - Página 23013
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • DESPEDIDA, ORADOR, SENADO, MOTIVO, RETORNO, LICENÇA, SAUDE, JONAS PINHEIRO, SENADOR.
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, TRABALHO, LEGISLATIVO, DEFESA, ATUAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL.

O SR. BLAIRO MAGGI (Sem Partido - MT. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srª s e Srs. Senadores, ocupo a tribuna do Senado Federal, hoje, para fazer minha despedida desta Casa, uma vez que assumi a vaga no Senado, há 121 dias, em substituição ao Senador Jonas Pinheiro, que pediu uma licença por motivo de saúde, e essa licença se encerra hoje.  

Quero agradecer a todos os companheiros e colegas Senadores e dizer que essa experiência de 121 dias como Senador foi bastante gratificante e servirá para que, daqui para frente, eu pense um pouco diferente a respeito da política nacional e, principalmente, do papel do político na consolidação e permanência da democracia. Nós homens comuns, leigos, que vivemos fora do processo político, engrossamos sempre o coro daqueles que acham que o Brasil não anda bem, que demora para resolver seus problemas e julgamos que o responsável por esse atraso - conforme divulgado pela imprensa e propagado pelo governo - é o Congresso, a Câmara e o Senado.  

Confesso que, durante os 121 dias que passei neste Senado, não foi isso que observei. Muito pelo contrário. Acredito que esta Casa, assim como os colegas que estão na Câmara dos Deputados, muito se esforçam para resolver os problemas. Se eles não são solucionados com mais rapidez é porque o Executivo não o faz. Hoje dou esse testemunho com toda a convicção. O Senado Federal e a Câmara, quando solicitados pelo Governo, pelo Executivo, têm sido ágeis e determinantes em suas decisões. Como leigo, eu gostaria de dizer que o Congresso Nacional faz a sua parte e está disposto a fazê| û


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/09/1999 - Página 23013