Discurso no Senado Federal

APELO A DIRETORIA DA RAIO CBN PARA REVOGAÇÃO DA DEMISSÃO DO JORNALISTA VALDECI RODRIGUES, MOTIVADA POR PRESSÕES DO BANCO DO BRASIL.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA.:
  • APELO A DIRETORIA DA RAIO CBN PARA REVOGAÇÃO DA DEMISSÃO DO JORNALISTA VALDECI RODRIGUES, MOTIVADA POR PRESSÕES DO BANCO DO BRASIL.
Publicação
Publicação no DSF de 02/09/1999 - Página 23020
Assunto
Outros > IMPRENSA.
Indexação
  • COMENTARIO, DENUNCIA, AGRICULTOR, ENTREVISTA, AUTORIA, VALDECI RODRIGUES, JORNALISTA, ACUSAÇÃO, CORRUPÇÃO, CREDITO AGRICOLA, BANCO DO BRASIL, PROVOCAÇÃO, DEMISSÃO, REPORTER, DESRESPEITO, LIBERDADE DE IMPRENSA.
  • SOLICITAÇÃO, DIRETORIA, EMISSORA, RADIO, AUTORIDADE, BANCO DO BRASIL, REVISÃO, DECISÃO, DEMISSÃO, JORNALISTA.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, NOTA OFICIAL, SINDICATO, JORNALISTA, DISTRITO FEDERAL (DF), REPUDIO, DEMISSÃO, REPORTER.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Geraldo Melo, Srªs e Srs. Senadores, ocorreu fato inusitado que diz respeito à liberdade de expressão e à liberdade de imprensa, fato que, acredito, deve ser objeto da nossa reflexão.  

Na semana passada, o jornalista Valdeci Rodrigues, conhecido de todos nós por ser um dos melhores jornalistas que cobrem os trabalhos do Congresso Nacional na Rádio CBN, entrevistou um ruralista, um pequeno produtor rural, o Sr. Celso Guaíra. Nesse diálogo, o Sr. Celso informou que os pequenos produtores têm tido enorme dificuldade para conseguir acesso a crédito no Banco do Brasil e que, segundo seu conhecimento, grandes produtores rurais conseguiam obter empréstimos a taxas mais razoáveis do que as obtidas em outras instituições financeiras, porém pagando contribuições, propinas aos gerentes do sistema financeiro do Banco do Brasil.  

Essa declaração foi, repetidas vezes, colocada no ar pela Rádio CBN . Acontece que o responsável pela assessoria de imprensa do Banco do Brasil - pelo menos um dos responsáveis - telefonou ao repórter para reclamar da matéria. O jornalista Valdeci Rodrigues, consciente de sua missão profissional, resolveu dar publicidade aos diálogos com esse assessor de imprensa do Banco do Brasil, nos quais este último fazia ameaças a ele para conseguir que ele parasse de divulgar a referida entrevista.  

Valdeci Rodrigues achou tão estranho o procedimento do assessor de imprensa do Banco do Brasil, que resolveu torná-lo público. Depois de ter conversado sobre o assunto com os responsáveis pelo jornalismo da Rádio CBN - portanto, conscientes estavam os responsáveis pelo jornalista -, mais de uma vez, ao vivo, como um bom jornalista, divulgou aquela ameaça.  

Pois eis, Sr. Presidente, que, surpreendentemente, a pressão exercida pelo Banco do Brasil junto à emissora - a Rádio CBN é uma das emissoras da Rede Globo -, provocou a demissão do jornalista Valdeci Rodrigues.  

Ora, Sr. Presidente, estamos aqui exortando os responsáveis pela Rádio CBN a refletirem a respeito dessa atitude e, da mesma forma, o presidente do Banco do Brasil, a direção do Banco do Brasil. Também o Ministro da Fazenda, Pedro Malan, que é o responsável direto pelo Banco do Brasil, deve meditar a respeito do procedimento adotado, que, certamente, conflita com os ideais de defesa da liberdade de expressão, de defesa da ética jornalística. Tenho a convicção de que o próprio Presidente Fernando Henrique Cardoso, que ao longo de sua vida defendeu a liberdade de expressão e o bom trabalho jornalístico, estará hoje dizendo ao Ministro da Fazenda Pedro Malan e ao presidente do Banco do Brasil que modifiquem essa decisão e que, inclusive, digam aos responsáveis pela Rádio CBN que precisam reverter a demissão do referido jornalista. Seria próprio, Sr. Presidente, que a Rádio CBN voltasse a contratar o jornalista Valdeci Rodrigues.  

Sou um ouvinte diário da Rádio CBN , admirador dos trabalhos excepcionais de cobertura dos fatos jornalísticos a cada instante. Conheço muito bem os slogans da Rádio CBN , entre eles "a rádio que só toca notícia". Falo aqui como amigo e colaborador da Rádio CBN. Ainda ontem fui entrevistado ao vivo pelo jornalista Hermano Henning.  

Deixo aqui, portanto, o apelo aos responsáveis pela direção da Rádio CBN para melhor refletirem a respeito desse fato.  

Sr. Presidente, solicito seja transcrita nos anais do Senado a nota oficial do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal para que haja uma melhor reflexão sobre como corrigir esse atentado à liberdade de expressão no Brasil.  

******************************************************************** 

SEGUE DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO SUPLICY EM SEU PRONUNCIAMENTO (nota oficial do Sindicato dos Jornalistas do DF)  

******************************************************************** 

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/09/1999 - Página 23020