Discurso no Senado Federal

REGISTRO DA REALIZAÇÃO DO DECIMO SEGUNDO CONGRESSO INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA, HOSPEDAGEM E TURISMO, NOS DIAS 30 E 31 DE AGOSTO, NA CIDADE DE SÃO PAULO.

Autor
Moreira Mendes (PFL - Partido da Frente Liberal/RO)
Nome completo: Rubens Moreira Mendes Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TURISMO.:
  • REGISTRO DA REALIZAÇÃO DO DECIMO SEGUNDO CONGRESSO INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA, HOSPEDAGEM E TURISMO, NOS DIAS 30 E 31 DE AGOSTO, NA CIDADE DE SÃO PAULO.
Publicação
Publicação no DSF de 02/09/1999 - Página 23022
Assunto
Outros > TURISMO.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CONGRESSO INTERNACIONAL, HOSPEDAGEM, TURISMO, PROMOÇÃO, CONFEDERAÇÃO SINDICAL, SETOR, IMPORTANCIA, COMPROMISSO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, CRIAÇÃO, EMPREGO.

O SR. MOREIRA MENDES (PFL - RO. Para uma comunicação inadiável.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero registrar da tribuna desta Casa evento realizado nos dias 30 e 31 de agosto próximo passado na cidade de São Paulo, da mais alta importância e relevância para o desenvolvimento do turismo no País. Trata-se da realização do 12 o Congresso Internacional de Gastronomia, Hospedagem e Turismo, patrocinado pela CNTur, Confederação Nacional do Turismo, e pela Abresi, Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo.  

O evento contou com a presença do eminente Governador do Estado de São Paulo, Mário Covas, e com significativo número de deputados federais integrantes da Frente Parlamentar do Turismo, liderados pela eminente Deputada Federal Nair Xavier Lobo, que a preside. Registro, também, naquele evento, além da minha presença, a do eminente Senador por São Paulo Romeu Tuma.  

É importante ressaltar, Sr. Presidente, que o evento em questão teve o seu início com a inauguração da sede própria da CNTur, em São Paulo, que desde segunda-feira passada funciona no Edifício Casa do Turismo, fato que marca definitivamente a irreversibilidade do reconhecimento daquela Confederação como legítima representante do trade do turismo nacional. Ali foi dado o nosso grito de guerra para o reconhecimento definitivo da CNTur junto ao Ministério do Trabalho como legítima representante sindical e patronal do segmento.  

Referido Congresso, que teve como tema principal o Turismo Econômico e Social no 3º Milênio, contou, também, com a participação de diversas autoridades internacionais, representantes de países que compõem o Mercosul, além dos Estados Unidos, Portugal, Espanha, entre outros.  

Esse Congresso, Sr. Presidente, com certeza atingiu suas metas, tendo dado oportunidade à indústria do turismo nacional de debater temas fundamentais para o desenvolvimento do setor, com o compromisso não só econômico, mas também social, com a geração de empregos, pois, como afirmou o Presidente daquela Confederação, Nelson de Abreu Pinto: "Não se pode vislumbrar uma sociedade próspera sem solucionar questões como o desemprego, garantindo melhor qualidade de vida aos seus cidadãos".  

E é exatamente isso, Sr. Presidente, o que proporciona a indústria do turismo no País: geração rápida de emprego e agregação de renda sem grandes investimentos do setor público e sem exigência de grandes investimentos na formação de mão-de-obra, pois a preparação dessa mão-de-obra é rápida e barata.  

Basta apenas que nossas autoridades federais, estaduais e municipais tenham vontade política de fazer do turismo, neste País, a grande alavanca para o nosso desenvolvimento no próximo século. Razão por que eu, que já tantas vezes usei desta tribuna para falar sobre este tema, volto a fazê-lo nesta tarde, desta feita para parabenizar Nelson de Abreu Pinto, Presidente da CNTur e da Abresi, assim como Michel Tuma Ness, Presidente da Fenactur e Vice-Presidente da CNTur, e todos os demais integrantes das entidades referidas pela realização de tão importante conclave internacional sobre o turismo.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/09/1999 - Página 23022