Discurso no Senado Federal

REGOZIJO PELA APROVAÇÃO NA PRESENTE SESSÃO, DO PROJETO DE LEI DO SENADO 298, DE 1999, DE SUA AUTORIA, QUE ESTABELECE RESERVA DE VAGAS NAS UNIVERSIDADES PARA ALUNOS EGRESSOS DA REDE PUBLICA DE ENSINO.

Autor
Antero Paes de Barros (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MT)
Nome completo: Antero Paes de Barros Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENSINO SUPERIOR.:
  • REGOZIJO PELA APROVAÇÃO NA PRESENTE SESSÃO, DO PROJETO DE LEI DO SENADO 298, DE 1999, DE SUA AUTORIA, QUE ESTABELECE RESERVA DE VAGAS NAS UNIVERSIDADES PARA ALUNOS EGRESSOS DA REDE PUBLICA DE ENSINO.
Aparteantes
Alvaro Dias, Casildo Maldaner, Heloísa Helena, Mozarildo Cavalcanti, Tião Viana.
Publicação
Publicação no DSF de 03/09/1999 - Página 23166
Assunto
Outros > ENSINO SUPERIOR.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, APOIO, SENADOR, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, ESTABELECIMENTO, RESERVA, VAGA, UNIVERSIDADE FEDERAL, ALUNO, EGRESSO, REDE ESCOLAR, ENSINO PUBLICO, DEFESA, URGENCIA, TRAMITAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS.
  • DEFESA, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, FACILITAÇÃO, ACESSO, UNIVERSIDADE, REFERENCIA, ACUSAÇÃO, DISCRIMINAÇÃO, INCONSTITUCIONALIDADE, AUSENCIA, SOLUÇÃO, PROBLEMA, EDUCAÇÃO BASICA, AUMENTO, TRABALHO, PROFESSOR.

O SR. ANTERO PAES DE BARROS (PSDB - MT. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria, inicialmente, de agradecer a todos os Senadores e Senadoras pelo fato de termos aprovado, hoje, o projeto de lei de minha autoria que reserva 50% das vagas das universidades públicas para alunos que fizeram 1º e 2º graus na escola pública.  

É preciso informar, Sr. Presidente, que discutimos esse projeto durante a campanha eleitoral e decidimos por ele em função de uma reunião com um sindicato de trabalhadores, exatamente com o Sindicato dos Taxistas do Estado de Mato Grosso. Não me sai da retina a imagem forte e emocionada de um taxista que, ao final da nossa reunião, dizia-me: "Senador, minha filha passou no vestibular de medicina. Consigo tirar por mês, trabalhando como taxista, R$840,00; a mensalidade da faculdade de medicina é R$1.200,00. Estou-me considerando um pai fracassado. Ajude-me."  

Depois, reuni-me com companheiros e especialistas na área da educação e decidimos, então, apresentar o projeto, que facilita o acesso à universidade pública das pessoas que fizeram 1º e 2º graus na escola pública. Por que isso? Porque há uma perversidade na estruturação do ensino brasileiro. No Brasil de hoje - no passado foi diferente -, o melhor 1º grau e o melhor 2º grau estão na escola particular. E só estuda na escola particular o filho de quem pode pagar. Mas a melhor universidade é a pública.  

Essa estrutura do ensino brasileiro é perversa. Quem fez o melhor 1º grau e o melhor 2º grau em escolas particulares tem mais possibilidade de acesso à universidade, ou seja, no Brasil, iû


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/09/1999 - Página 23166