Discurso no Senado Federal

BOAS VINDAS A DELEGAÇÃO DE SENADORES FRANCESES.

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • BOAS VINDAS A DELEGAÇÃO DE SENADORES FRANCESES.
Publicação
Publicação no DSF de 10/09/1999 - Página 24002
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, DELEGAÇÃO, SENADOR, PAIS ESTRANGEIRO, FRANÇA, VOTO, AUMENTO, INTERCAMBIO, BRASIL.

O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Magalhães) - Honra o Senado receber a delegação de senadores franceses no dia de hoje. As ligações do Brasil com a França são permanentes e tivemos sempre, principalmente no lado cultural, uma identificação perfeita. A base da nossa cultura, sobretudo a literária, foi sempre buscada em França.

Os problemas políticos da França sempre foram, no Brasil, vividos pelos brasileiros, sobretudo na Segunda Guerra Mundial, quando nos aliamos à França num momento em que aquele país ainda estava tão sofrido no combate ao nazi-fascismo.

De modo que recebê-los é uma honra, saudá-los é um privilégio. Daí por que registro a presença da delegação francesa, composta pelos Senadores Jacques Oudin, Joël Bourdin, Marc Massion, Luc Dejoie, bem como pelo Sr. Patrick Baudry, Diretor do Serviço de Orçamento, Contabilidade e Previdência Social do Senado Francês.

A nossa identificação tem que ser cada vez maior. Interesses políticos, culturais e comerciais nos unem à Europa e não gostaríamos de ficar presos apenas a um lado do mundo, mas de estar sempre ligados ao mundo inteiro. Essa tem sido a tradição do Brasil e esse é o nosso desejo.

De modo que quando os vejo no Parlamento brasileiro, no Senado, vivo um momento de felicidade. Devo dizer-lhes que este Parlamento é muito mais movimentado do que V. Exªs estão vendo hoje. É que temos reuniões nas comissões e os parlamentares lá estão, aproveitando os dias de ontem, de hoje e de amanhã. Mas tenham a certeza de que ao saudá-los estou fazendo isso em nome do povo brasileiro, em nome dos Estados do Brasil aqui representados, para dizer-lhes, mais uma vez, da nossa admiração pelo seu povo e do nosso interesse em cada vez nos unirmos mais. Se assim fizermos, acho que estaremos contribuindo para ter um mundo melhor, um mundo mais igual, e sobretudo com mais justiça social.

Saúdo, com muito carinho, V. Exªs.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/09/1999 - Página 24002