Pronunciamento de Mozarildo Cavalcanti em 14/09/1999
Discurso no Senado Federal
VISITA AO ESTADO DE RORAIMA, NA ULTIMA SEMANA, DE MEMBROS DA CPI QUE INVESTIGA A ATUAÇÃO DA FUNAI.
- Autor
- Mozarildo Cavalcanti (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
- Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), FUNDAÇÃO NACIONAL DO INDIO (FUNAI).:
- VISITA AO ESTADO DE RORAIMA, NA ULTIMA SEMANA, DE MEMBROS DA CPI QUE INVESTIGA A ATUAÇÃO DA FUNAI.
- Publicação
- Publicação no DSF de 15/09/1999 - Página 24323
- Assunto
- Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), FUNDAÇÃO NACIONAL DO INDIO (FUNAI).
- Indexação
-
- REGISTRO, VISITA, ESTADO DE RORAIMA (RR), COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CAMARA DOS DEPUTADOS, INVESTIGAÇÃO, ATUAÇÃO, FUNDAÇÃO NACIONAL DO INDIO (FUNAI), COMENTARIO, INSUFICIENCIA, TEMPO, APURAÇÃO, IRREGULARIDADE.
- ENCAMINHAMENTO, DENUNCIA, FRAUDE, CONTRATAÇÃO, VOO, ESTADO DE RORAIMA (RR), CONVENIO, FUNDAÇÃO NACIONAL DO INDIO (FUNAI), FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAUDE, DESVIO, RECURSOS, ASSISTENCIA, SAUDE, TRIBO YANOMAMI.
O SR. MOZARILDO CAVALCANTI
(PFL - RR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, no final de semana passado, esteve no meu Estado, o Estado de Roraima, a CPI da Câmara dos Deputados que investiga a atuação da FUNAI no País. A CPI ficou lá por três dias e, portanto, deve ter tido pouca oportunidade de se aprofundar nas questões que estão, digamos assim, por baixo do tapete nessa questão de atuação da FUNAI.
Sr. Presidente, só para ilustrar um exemplo, eu quero relatar, aqui, uma constatação que temos, através de informações de fontes seguras, de que só na contratação de vôos dentro do Estado por aviões de pequeno porte, a Fundação Nacional do Índio, em convênio com a Fundação Nacional de Saúde, fez uma média de 7 horas de vôo por dia, o que daria para viajar pelo Estado, de norte a sul, de leste a oeste, pelo menos duas vezes por dia. Então, está muito claro que essa manobra, esse pagamento feito para vôos ficou muito mais em terra e talvez no bolso dos dirigentes daqueles órgãos. E, o mais grave: recursos destinados à assistência, à saúde dos índios, principalmente dos ianomâmis, e ao pagamento de profissionais do setor também foram desviados.
Quero, então, fazer esta comunicação e vou fazer chegar à Presidência da CPI essas informações para que essa apuração não se restrinja apenas a uma visita ao meu Estado, permanecendo os nossos índios à mercê de maus administradores, que não fazem cumprir as suas obrigações administrativas e apenas se utilizam da causa indígena para auferir lucros e vantagens.
Era o que tinha a comunicar. Muito obrigado.