Discurso no Senado Federal

REPUDIO AO PRONUNCIAMENTO DO SENADOR RENAN CALHEIROS DE CRITICA AO GOVERNADOR DE SÃO PAULO, MARIO COVAS. (COMO LIDER)

Autor
Sérgio Machado (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: José Sérgio de Oliveira Machado
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE SÃO PAULO (SP), GOVERNO ESTADUAL.:
  • REPUDIO AO PRONUNCIAMENTO DO SENADOR RENAN CALHEIROS DE CRITICA AO GOVERNADOR DE SÃO PAULO, MARIO COVAS. (COMO LIDER)
Aparteantes
Pedro Piva.
Publicação
Publicação no DSF de 15/09/1999 - Página 24344
Assunto
Outros > ESTADO DE SÃO PAULO (SP), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • REPUDIO, PRONUNCIAMENTO, RENAN CALHEIROS, SENADOR, DEFESA, MARIO COVAS, GOVERNADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), AUTOR, INICIATIVA, SOLUÇÃO, PROBLEMAS BRASILEIROS, FUNDAMENTAÇÃO, ETICA.

O SR. SÉRGIO MACHADO (PSDB - CE. Como Líder. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, assisti pasmo a esse discurso do nobre Colega Senador Renan Calheiros, falando da ética de um homem que tem a história e o passado de Mário Covas,...

O Sr. Renan Calheiros (PMDB-AL) - O passado não fala do presente.

O SR. SÉRGIO MACHADO (PSDB-CE) - ...um homem que tem um caminho que este País todo respeita, um homem que sempre esteve do lado certo, um homem que nunca se curvou a nenhum poderoso, um homem que sempre esteve defendendo os interesses da ética e da moral e que pegou o Estado de São Paulo na situação que todos sabemos e o saneou.

Estranho profundamente que um homem que todo o País conhece, que tem toda a sua história marcada pela ética ouça esse tipo de discurso. Pensei que o Senador Renan Calheiros falava de outra pessoa, de outra história, de outro passado, de outro Estado, de outro momento da história do Brasil! Jamais imaginei que se tratasse do Governador Mário Covas, que muito honrou o Senado Federal e este País, que sempre teve a dignidade de não fugir dos seus compromissos, de não abandonar companheiros, de estar sempre do mesmo lado. Essa tem sido a história do Governador Mário Covas.

Foi assim nos momentos difíceis da história deste Pais, quando teve de enfrentar a ditadura, quando teve o seu mandato cassado. Sempre esteve do lado da ética e sempre teve essa postura, que é orgulho e símbolo para o PSDB. É um democrata que sempre aceitou o contraditório, que sempre soube aceitar os adversários, mas que nunca deixou de defender aquilo que acredita.

Dentro dessa postura, venho a esta tribuna para repudiar o discurso que acabo de ouvir. Parei para confirmar se estava ouvindo o nome certo do honrado Governador Mário Covas. Vamos continuar, desta tribuna, defendendo aquele honrado companheiro, que está fazendo um grande trabalho por São Paulo, que sempre defendeu enormemente este País, que foi candidato a Presidente da República, que defendeu as idéias que acreditava.

Naquele momento, o País escolheu um outro caminho, o do candidato apoiado por V. Exª, e o País conhece o resto da história. Não cabe a mim discutir a história que todos conhecemos nem o caminho para o qual nosso País foi levado. V. Exª, naquele momento, era Líder desse Governo.

O Sr. Renan Calheiros (PMDB - AL) - V. Exª que queria aderir ao Governo.

O SR. SÉRGIO MACHADO (PSDB-CE) - Nunca quis aderir a esse Governo. Pelo contrário, preferi escolher um candidato que, naquele momento, estava com 5% contra outro que tinha 52%. V. Exª é que estava do lado errado.

O Sr. Renan Calheiros (PMDB - AL) - Eu já estava fora.

O SR. SÉGIO MACHADO (PSDB - CE) - Dentro dessa postura ética, vamos continuar trabalhando, avançando.

Compreendo o seu estado de espírito, Senador Renan Calheiros, os seus sentimentos. Mas não vamos confundir interesses políticos com ética, que está acima da história dos homens; e a história dos homens se faz com muito trabalho. Mário Covas é um símbolo para gerações de brasileiros.

O Sr. Pedro Piva (PSDB - SP) - Concede-me V. Exª um aparte?

O SR. SÉRGIO MACHADO (PSDB - CE) - Ouço V. Exª com prazer.

O Sr. Pedro Piva (PSDB - SP) - Consultei o Presidente da Casa para saber se poderia falar defendendo o meu Governador, o Governador do meu Estado e do meu Partido. S. Exª me disse que eu não poderia fazê-lo nesta tarde. Farei, amanhã, um discurso em defesa do Governador do meu Estado. Muito obrigado.

O SR. SÉRGIO MACHADO (PSDB - CE) - V. Exª faz muito bem em defender o homem, a ética e aquele que é um exemplo para o nosso País.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/09/1999 - Página 24344