Discurso no Senado Federal

AGRADECIMENTOS AO MINISTRO DA EDUCAÇÃO PELA REATIVAÇÃO DA INTERIORIZAÇÃO DOS CURSOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. PLEITO DE REATIVAÇÃO DA ESCOLA AGROTECNICA DAQUELE ESTADO E DA REALIZAÇÃO DE ELEIÇÕES PARA REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENSINO SUPERIOR.:
  • AGRADECIMENTOS AO MINISTRO DA EDUCAÇÃO PELA REATIVAÇÃO DA INTERIORIZAÇÃO DOS CURSOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. PLEITO DE REATIVAÇÃO DA ESCOLA AGROTECNICA DAQUELE ESTADO E DA REALIZAÇÃO DE ELEIÇÕES PARA REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA.
Publicação
Publicação no DSF de 22/09/1999 - Página 24794
Assunto
Outros > ENSINO SUPERIOR.
Indexação
  • REGISTRO, PROBLEMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR), CONTINUAÇÃO, PROJETO, DESCENTRALIZAÇÃO, CURSO SUPERIOR, MUNICIPIOS, ESTADO DE RORAIMA (RR).
  • ANUNCIO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), REATIVAÇÃO, CURSOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR), MUNICIPIOS.
  • REITERAÇÃO, SOLICITAÇÃO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), REATIVAÇÃO, ESCOLA AGROTECNICA FEDERAL, ESTADO DE RORAIMA (RR), VINCULAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR), IMPLANTAÇÃO, CURSO SUPERIOR, AGRONOMIA, TECNICO AGRICOLA.
  • SOLICITAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), REALIZAÇÃO, ELEIÇÃO, REITOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR).

O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PFL - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho mais uma vez a esta Tribuna falar sobre a nossa Universidade Federal de Roraima, uma instituição nova, que começou a funcionar em 1990, e que apesar dos percalços e das dificuldades por que passam todas as nossas universidades federais, vem se firmando como um importante instrumento para o desenvolvimento do nosso Estado de Roraima. Em apenas, portanto, nove anos de funcionamento, já formou 996 pessoas em cerca de 23 cursos superiores, o que para o Estado de Roraima é muito significativo, considerando que temos menos do que 400 mil habitantes. Talvez, portanto, essa seja uma correlação entre graduados e população das maiores do Brasil.  

Mas, nos últimos meses, mais precisamente do início deste ano para cá, a nossa Universidade vem atravessando um momento difícil, uma vez que, por questões administrativas, sofreu uma intervenção do Ministério da Educação, e, nesse período, houve um verdadeiro descaso, um verdadeiro esquecimento de pontos importantes das atividades da nossa universidade, como por exemplo a interiorização dos cursos em nove Municípios do Estado. Quando falo em nove Municípios, pode parecer para Estados grandes que seja pouco, mas temos apenas quinze Municípios, e a universidade conseguiu interiorizar em nove municípios os cursos, principalmente nas áreas de licenciatura. Pois bem. Esses cursos foram desativados e por mais de duas vezes já estive com o Ministro da Educação reiterando e pedindo providências para que esses cursos de interiorização fossem reativados o mais rapidamente possível. Esses alunos do interior são, na sua grande maioria, professores que estão dando aulas no primeiro e segundo graus.  

Hoje, tive a satisfação de receber a notícia de que os cursos serão reativados no próximo mês de outubro, graças à intervenção do Ministro Paulo Renato, a quem quero agradecer desta tribuna, porque tal medida resolverá um problema muito importante do Estado.  

Tenho certeza de que o objetivo maior das universidades brasileiras deve ser interiorizar o ensino, dando ao jovem do Município do interior e, principalmente, ao professor que ainda não tem a sua qualificação a oportunidade de qualificar-se.  

No próximo dia 23, a Universidade Federal de Roraima estará formando mais uma turma, em vários cursos. São cerca de 100 graduados. Portanto, somados aos 996 já formados, vamos ultrapassar a casa dos 1.000 graduados pela nossa Universidade Federal de Roraima.  

Quero, portanto, agradecer ao Ministro Paulo Renato pela reativação dos cursos de interiorização, mas quero também, desta tribuna, cobrar dois pedidos que tenho feito ao Ministro reiteradamente. Um é a reativação da escola agrotécnica que funcionava dentro da Universidade - tratava-se de uma escola do Estado que foi repassada à Universidade, com toda a sua área, equipamentos, prédios -, para a implantação do curso de Agronomia e a manutenção do curso de Técnico Agrícola. A Universidade desativou esse curso sem uma justificativa plausível.  

Portanto, quero, desta tribuna, ao tempo em que agradeço a reativação da interiorização dos cursos nos 9 Municípios, cobrar a reativação do curso de Técnico Agrícola na nossa Universidade.  

Ao mesmo tempo, quero também pedir uma coisa, talvez a mais importante, ao Sr. Ministro: a realização de eleições para reitor na nossa universidade. A Universidade Federal de Roraima, embora nova, já elegeu dois reitores; o primeiro reitor cumpriu seu mandato integralmente, e o segundo reitor estava cumprindo o seu mandato, quando sofreu intervenção por razões administrativas. O mandato do reitor afastado esgota-se no mês que vem, e na Universidade não estão sendo percebidos movimentos no sentido da realização de eleições para novo reitor, escolhido entre os professores da Universidade.  

Desse modo, quero deixar aqui, mais uma vez, o meu pedido ao Ministro Paulo Renato, para que devolva à nossa Universidade Federal de Roraima a democracia que conquistamos pela eleição direta do nosso reitor, dando, portanto, à comunidade acadêmica a motivação e a satisfação de conduzir os seus próprios destinos, elegendo um reitor identificado com a comunidade acadêmica local, conhecedor dos problemas e que saiba fazer um trabalho articulado e afinado com o Ministério da Educação, com o Governo do Estado e com as Prefeituras Municipais.  

Muito obrigado.  

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.  

********************************************************************************* 

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR MOZARILDO CAVALCANTI EM SEU PRONUNCIAMENTO.  

********************************************************************************* 

 

öå


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/09/1999 - Página 24794