Discurso no Senado Federal

ANUNCIO DE PROGRAMAS DO GOVERNO FEDERAL VISANDO O DESENVOLVIMENTO AUTO-SUSTENTADO DA AMAZONIA. (COMO LIDER)

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • ANUNCIO DE PROGRAMAS DO GOVERNO FEDERAL VISANDO O DESENVOLVIMENTO AUTO-SUSTENTADO DA AMAZONIA. (COMO LIDER)
Publicação
Publicação no DSF de 21/09/1999 - Página 24731
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, DIVULGAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, ADOÇÃO, POLITICA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, DESTINAÇÃO, REGIÃO AMAZONICA, ESPECIFICAÇÃO, INVESTIMENTO, TURISMO, ECOLOGIA, REFORÇO, BIOTECNOLOGIA.
  • COMENTARIO, INCLUSÃO, PLANO PLURIANUAL (PPA), INVESTIMENTO, TURISMO, ECOLOGIA, BIOTECNOLOGIA, ANUNCIO, LUIS FELIPE LAMPREIA, MINISTRO DE ESTADO, ITAMARATI (MRE), RETORNO, PROJETO, PROTEÇÃO, FRONTEIRA, REGIÃO AMAZONICA, GARANTIA, SOBERANIA NACIONAL.
  • CONGRATULAÇÕES, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, JOSE SARNEY FILHO, LUIS FELIPE LAMPREIA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA), ITAMARATI (MRE), BUSCA, SOLUÇÃO, PROBLEMAS BRASILEIROS.

O SR. ROMERO JUCÁ (PSDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sr as e Srs. Senadores, apenas quero registrar que o Governo brasileiro, o Governo do Presidente Fernando Henrique estará, dentro de mais alguns dias, divulgando uma nova política de desenvolvimento auto-sustentável para a Amazônia.  

Na reunião dos representantes dos países integrantes do Programa-Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais, o PPG-7, em Macapá, o Presidente Fernando Henrique deverá anunciar duas grandes prioridades para a Amazônia - e este assunto interessa a todos nós: o fortalecimento do ecoturismo e o fortalecimento da biotecnologia, como forma de desenvolver a região.  

O Plano Plurianual - PPA, o Avança Brasil, para o período de 2000-2003, prevê estímulos a setores da chamada nova economia, como o ecoturismo e a biotecnologia. Segundo a Secretária Mary Helena Alegretti, da Coordenação da Amazônia do Ministério do Meio Ambiente, essas ações deverão ser intensificadas.  

Da mesma forma, o Ministro Lampreia anuncia a retomada do Projeto Calha Norte e demonstra a intenção do Governo brasileiro de fortalecer o trabalho e a presença nas fronteiras da Amazônia.  

Menciono esses dois fatos, Sr. Presidente, não como Líder do PSDB, mas como Senador da Amazônia, para registrar que efetivamente o Governo brasileiro marca uma nova fase de investimentos e de busca do desenvolvimento auto-sustentado, por meio de investimentos muito fortes no Programa Avança Brasil.  

Quero parabenizar, aqui, o Presidente Fernando Henrique, o Ministro do Meio Ambiente e o Ministro Lampreia, por buscarem formas de intensificar os dois comprometimentos emergencialmente. Sem dúvida alguma, é de fundamental importância que os recursos para o ecoturismo e para o fortalecimento dos investimentos, inclusive do INPA, sejam feitos de forma rápida na Amazônia.  

Deixo, então, o meu registro da satisfação com o anúncio desses dois programas que, sem dúvida alguma, ajudarão a população da Amazônia a resgatar suas condições de vida e de dignidade.  

Muito obrigado, Sr. Presidente.  

 

P K i


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/09/1999 - Página 24731