Discurso no Senado Federal

PARTICIPAÇÃO DE S.EXA. NA PRIMEIRA DISCUSSÃO PUBLICA DO PLANO PLURIANUAL DO GOVERNO, EM PALMAS, NA ULTIMA SEXTA-FEIRA.

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • PARTICIPAÇÃO DE S.EXA. NA PRIMEIRA DISCUSSÃO PUBLICA DO PLANO PLURIANUAL DO GOVERNO, EM PALMAS, NA ULTIMA SEXTA-FEIRA.
Publicação
Publicação no DSF de 29/09/1999 - Página 25676
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, DISCUSSÃO, PLANO PLURIANUAL (PPA), GOVERNO, MUNICIPIO, PALMAS (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO), PRESENÇA, ALOYSIO NUNES FERREIRA, SECRETARIO, CHEFE, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, MARTUS TAVARES, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO ORÇAMENTO E GESTÃO (MOG).
  • CONVICÇÃO, VERACIDADE, DECLARAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, POSSIBILIDADE, AMPLIAÇÃO, RECURSOS, PLANO PLURIANUAL (PPA), DESTINAÇÃO, ESTADO DO TOCANTINS (TO).

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PFL - TO) - Sr. Presidente, Sr as e Srs. Senadores, em virtude de uma posição geográfica privilegiada, bem no coração do Brasil, e com recursos hídricos imensos, aliados a extensas terras agricultáveis e também próprias para a pecuária – além de enorme potencial ecoturístico e de nada desprezíveis reservas de minérios, o Estado do Tocantins, temos plena convicção, está predestinado a tornar-se uma das mais prósperas regiões do País.  

Para que esse fim seja atingido o mais rapidamente possível, no entanto, é preciso não apenas uma administração estadual eficiente e criativa, como a que está metamorfoseando a fisionomia do Estado, que, a partir do nada, está arrancando a região do subdesenvolvimento, mas também de indispensáveis investimentos federais, que se tornam mais necessários ainda numa porção desta Nação que sempre foi relegada ao abandono.  

Por isso, Sr. Presidente, foi com muita satisfação que participei da primeira discussão pública do Plano Plurianual do Governo – o Avança Brasil – em Palmas, na última sexta-feira, com a presença dos Ministros Aloysio Nunes Ferreira, Secretário-Chefe da Presidência e Martus Tavares, do Planejamento, Orçamento e Gestão.  

Cobrados pelo Governador do Estado, por políticos e pela comunidade, no sentido de haver maior reciprocidade entre o Tocantins e a União, os ilustres ministros asseveraram que poderão ser destinados ao Estado recursos superiores aos 4,1 bilhões de reais já constantes no Avança Brasil

O Ministro Aloysio proclamou que será "um militante das causas do Tocantins" , fazendo tudo ao seu alcance para que o Estado seja atendido em suas reivindicações.  

Já o Ministro Martus Tavares declarou que nosso Estado tem o maior potencial de crescimento de todo o País, concluindo que o "Tocantins é um verdadeiro Eldorado" , sendo um exemplo de modelo moderno de Estado.  

Assim, como temos certeza de que o Avança Brasil tem tudo para dar certo, principalmente devido às parcerias que serão implementadas com a iniciativa privada – processo de há muito deflagrado no Tocantins e responsáveis por seu desenvolvimento – temos também convicção da veracidade das palavras dos Ministros Aloysio Nunes e Martus Tavares no sentido do nosso Estado merecer tratamento mais justo por parte do Governo Federal.  

Estejam certos que, sem embargo de nossa confiança, estaremos vigilantes da defesa dos interesses do povo tocantinense e cobraremos, sempre, a concretização de todos os compromissos publicamente assumidos com o Estado.  

 

ÿç


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/09/1999 - Página 25676