Discurso no Senado Federal

SOLIDARIEDADE AO MINISTRO ELCIO ALVARES, ACUSADO DE ENVOLVIMENTO COM O CRIME ORGANIZADO DO ESPIRITO SANTO, EM MATERIA PUBLICADA PELA REVISTA ISTOE DESTA SEMANA. (COMO LIDER)

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA.:
  • SOLIDARIEDADE AO MINISTRO ELCIO ALVARES, ACUSADO DE ENVOLVIMENTO COM O CRIME ORGANIZADO DO ESPIRITO SANTO, EM MATERIA PUBLICADA PELA REVISTA ISTOE DESTA SEMANA. (COMO LIDER)
Publicação
Publicação no DSF de 05/10/1999 - Página 26587
Assunto
Outros > IMPRENSA.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, ELCIO ALVARES, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO, DEFESA, ACUSADO, PARTICIPAÇÃO, CRIME ORGANIZADO, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), REFERENCIA, PUBLICAÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, ISTOE, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).
  • TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, RESPOSTA, ELCIO ALVARES, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO, DEFESA, DESTINAÇÃO, PERIODICO, ISTOE, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DESMENTIDO, PARTICIPAÇÃO, CRIME ORGANIZADO, FALTA, RESPONSABILIDADE, VICENTE VADENES, DELEGADO DE POLICIA, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), AUTOR, ACUSAÇÃO, INEXISTENCIA, PROVA.

O SR. ROMERO JUCÁ (PSDB - RR. Como Líder. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o que me traz a essa tribuna é matéria publicada na revista IstoÉ, desta semana, sob o título "Defesa Aberta" e com o subtítulo "Serviço de Inteligência do Palácio do Planalto e a Polícia investigam o envolvimento do Ministro Elcio Alvares com o crime organizado no Estado do Espírito Santo".  

Quero registrar que faço esse pronunciamento em nome do meu Partido, o PSDB, e de nosso Líder, o Senador Sérgio Machado. Faço-o por uma questão de justiça e de coerência.  

Não quero entrar no mérito da situação de segurança ou do aparelho policial do Estado do Espírito Santo. Não conheço detalhes sobre a vida dos senhores acusadores dessa matéria, muito menos do Prefeito Cabo Camata e outros políticos. Todavia, conheço bem o Senador e atual Ministro de Estado da Defesa, Elcio Alvares.  

A matéria, que não apresenta conteúdo quanto à posição do Ministro e ex-Senador Elcio Alvares, tece acusações extremamente graves, mas, ao mesmo tempo, frouxas quanto à documentação, provas e envolvimento do Ministro com essas questões. Na mesma matéria, o Ministro Elcio Alvares encaminhou resposta da qual peço a transcrição juntamente com meu discurso.  

Eu gostaria de me solidarizar e, mais do que isso, de fazer um desagravo ao Ministro Elcio Alvares. Quem conviveu com o homem público Elcio Alvares, quem passou, no dia-a-dia da vida parlamentar, com o Senador e figura pública Elcio Alvares não pode concordar com o teor da matéria publicada. Durante toda a sua vida pública, o Ministro Elcio Alvares tem primado pela honestidade, seriedade, dignidade, honradez.  

A mesma matéria que o acusa, a não ser pela declaração de um Delegado da Polícia do Espírito Santo, é capciosa e procura criar fatos que, na verdade, não justificam tão pesada acusação. Mostra o Senador Elcio Alvares cumprimentando o Presidente da Assembléia Legislativa do Espírito Santo, Deputado Grates, também do PFL, e nada mais do que isso. Mostra, ainda, um organograma proposto pelo Delegado, referindo-se ao Senador Elcio Alvares, Ministro da Defesa, como comandante-em-chefe de uma rede de irregularidades, de crimes e outras questões que, de modo algum, compactuam com a vida, com a história e com a biografia do Senador Elcio Alvares.  

Portanto, sem querer estender-me muito, porque entendo que este assunto deve ser buscado na Justiça, não poderia deixar de aqui trazer o posicionamento do meu Partido, o PSDB, de identidade, de solidariedade e de apoio ao homem público que demonstrou, até agora, em toda a sua vida, seriedade, retidão, caráter e, mais do que isso, humildade e honestidade.  

Peço a V. Ex.ª, Sr. Presidente, que seja transcrita a resposta dada pelo Ministro Elcio Alvares à revista IstoÉ. Tenho certeza de que a revista, com a influência que exerce e com a seriedade que tem, vai apurar essa questão a fundo e, sem dúvida nenhuma, nas suas próximas edições, fará justiça ao Senador e Ministro Elcio Alvares, dizendo a todo o País o que nós já sabemos no Senado Federal: que Elcio Alvares é um homem honrado e justo e, portanto, nada tem a ver com as irregularidades que foram relacionadas e denunciadas na presente revista.  

Muito obrigado, Sr. Presidente.  

******************************************************************************* 

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO:  

********************************************************************************* 

 

¤ R


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/10/1999 - Página 26587