Discurso no Senado Federal

INDIGNAÇÃO COM A REPORTAGEM DA REVISTA ISTOE, DESTA SEMANA, QUE DENUNCIA O ENVOLVIMENTO DO MINISTRO ELCIO ALVARES COM O CRIME ORGANIZADO, NO ESTADO DO ESPIRITO SANTO. (COMO LIDER)

Autor
Jader Barbalho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PA)
Nome completo: Jader Fontenelle Barbalho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA.:
  • INDIGNAÇÃO COM A REPORTAGEM DA REVISTA ISTOE, DESTA SEMANA, QUE DENUNCIA O ENVOLVIMENTO DO MINISTRO ELCIO ALVARES COM O CRIME ORGANIZADO, NO ESTADO DO ESPIRITO SANTO. (COMO LIDER)
Publicação
Publicação no DSF de 05/10/1999 - Página 26598
Assunto
Outros > IMPRENSA.
Indexação
  • MANIFESTAÇÃO, ORADOR, LIDER, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), PERIODICO, ISTOE, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DENUNCIA, PARTICIPAÇÃO, ELCIO ALVARES, MINISTRO DE ESTADO, DEFESA, CRIME ORGANIZADO, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), NECESSIDADE, URGENCIA, RESPOSTA, ESCLARECIMENTOS, GOVERNO.

O SR. JADER BARBALHO (PMDB - PA. Como Líder. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, Sr as e Srs. Senadores, venho à tribuna do Senado, na condição de Líder do PMDB, para manifestar a minha maior preocupação com matéria abrigada na edição da revista IstoÉ desta semana: "Polícia - O Serviço de Inteligência do Palácio do Planalto e a Polícia investigam o envolvimento do Ministro Elcio Alvares com o crime organizado."  

Sr. Presidente, deixo de fazer a leitura em face dos meus cinco minutos, para relatar ao Senado que um delegado de Polícia, comparecendo a uma comissão da Assembléia Legislativa do Espírito Santo, teria, ao entregar documentos, apresentado o nome do Ministro Elcio Alvares como o principal de um organograma do crime organizado naquele Estado, que envolveria homicídios, grupos de extermínio, furtos de veículos, jogo do bicho e envolvimento com o narcotráfico.  

Sr. Presidente, conheço o ex-Senador e atual Ministro de Estado da Defesa há muitos anos. Desconheço qualquer fato que possa macular a carreira de S. Exª. Não tenho sua procuração nem venho com ela à tribuna do Senado porque, seguramente, o Ministro de Estado da Defesa tem todo o instrumental de natureza pessoal e institucional para se defender das acusações. Mas venho como Líder do PMDB no Senado para manifestar minha preocupação no sentido de que o Governo não pode e não deve, não pode e não deve - repito - deixar um episódio dessa natureza, pela sua gravidade e pela repercussão interna e internacional, sem uma resposta imediata de apuração.  

Imagino, Sr. Presidente, que esta publicação, divulgada internacionalmente, reflete a imagem e o conceito do Brasil no exterior. Ao se dar crédito lá fora a uma matéria desse tipo, o Brasil teria à frente de um dos Ministérios mais importantes da República - o Ministério de Estado da Defesa, ao qual estão subordinados o Exército, a Marinha e a Aeronáutica - alguém impugnado publicamente por estar envolvido em ações criminosas.  

Repito, Sr. Presidente, não estou aqui para acusar a revista, até porque quem faz a acusação é um delegado de Polícia. Não estou aqui para defender o meu ex-colega de Senado e atual Ministro da Defesa, mas sim para manifestar publicamente a minha preocupação porque um assunto dessa ordem não tenha merecido por parte do Governo uma resposta dura e imediata de esclarecimento, até porque, segundo o artigo, o General Alberto Cardoso, chefe da Abin, estaria investigando o seu colega Ministro da Defesa.  

A minha manifestação, portanto, Sr. Presidente, e o meu registro, é na certeza de que o Presidente Fernando Henrique Cardoso não deixará que se escoem as próximas horas e os próximos dias sem que o Governo dê uma resposta efetiva e cabal a este noticiário. A matéria divulgada na revista IstoÉ, acima de tratar da honra e da imagem de um homem público, trata da honra e da imagem do Brasil. A sociedade brasileira e a comunidade internacional não podem ficar em dúvida de que à frente do Ministério da Defesa não tenha alguém à altura do cargo.  

Sr. Presidente, é um registro que eu gostaria de fazer, na expectativa...  

O Sr. José Roberto Arruda (PSDB - DF) - Permite-me V. Exª um aparte?  

O SR. JADER BARBALHO (PMDB - PA) - Senador José Roberto Arruda, lamento, profundamente, não lhe poder conceder o aparte, pois esta é uma comunicação da Liderança, se não, com muita honra, daria a palavra ao Líder do Governo.  

Sr. Presidente, senti-me na obrigação de vir a esta tribuna por desconhecer no passado do ex-Senador Elcio Alvares - e atual Ministro da Defesa - qualquer mácula comprometedora da sua imagem. Por outro lado, Sr. Presidente, venho à tribuna preocupado com a imagem do País.  

 

- p


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/10/1999 - Página 26598