Discurso no Senado Federal

SOLIDARIEDADE AO MINISTRO ELCIO ALVARES, DIANTE DA REPORTAGEM PUBLICADA NA REVISTA ISTOE, ENVOLVENDO S.EXA COM O CRIME ORGANIZADO NO ESPIRITO SANTO.

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA.:
  • SOLIDARIEDADE AO MINISTRO ELCIO ALVARES, DIANTE DA REPORTAGEM PUBLICADA NA REVISTA ISTOE, ENVOLVENDO S.EXA COM O CRIME ORGANIZADO NO ESPIRITO SANTO.
Publicação
Publicação no DSF de 05/10/1999 - Página 26603
Assunto
Outros > IMPRENSA.
Indexação
  • REPUDIO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, ISTOE, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ACUSAÇÃO, ELCIO ALVARES, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO, DEFESA, PARTICIPAÇÃO, CRIME ORGANIZADO, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES).
  • SOLIDARIEDADE, ELCIO ALVARES, MINISTRO DE ESTADO, ELOGIO, DIGNIDADE, ATUAÇÃO, VIDA PUBLICA.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA. Para uma comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, vários Parlamentares já se manifestaram a respeito da publicação, na revista IstoÉ, contra o Ministro Elcio Alvares. Nós, que fomos seus companheiros de Partido no PFL, queremos repudiar a publicação, na convicção que temos da honorabilidade, da decência, da dignidade no modo de agir na política e na vida pessoal do ex-Senador e hoje Ministro da Defesa, Elcio Alvares.  

Evidentemente, se isso fosse verdade, o assunto teria aparecido nas eleições que S. Exª disputou, em que, mesmo como Líder do Governo, não logrou a vitória. Isso nunca foi suscitado na vida do Ministro Elcio Alvares. Parece que agora alguém quer prejudicá-lo, porque S. Exª exerce uma função de importância no Governo, a de Ministro da Defesa - o civil que vai para o Ministério da Defesa, o primeiro Ministro da Defesa.  

Como S. Exª pertenceu a esta Casa, penso ser meu dever trazer a solidariedade dos seus ex-companheiros de Partido, já que hoje S. Exª não tem Partido.  

Essa revista tem sido muito freqüente nos ataques aos Parlamentares e mesmo a cidadãos não parlamentares. Falo até também em causa própria, porque já fui vítima. Agi como espero que o Ministro Elcio Alvares aja também. Entrei com dois processos, um criminal e um civil, contra os dirigentes da revista e autores das reportagens.  

Penso que o Governo jamais nomearia um Ministro da Defesa, que vai lidar com as Forças Armadas, que não fosse absolutamente decente, como acredito que seja o Ministro Elcio Alvares. Portanto, não cabe ao Governo senão dar uma resposta cabal, depois de um exame apurado do assunto ou até mesmo promover um processo por intermédio do Procurador da República. Essa é a posição certa do Governo, e não dar guarida ou procurar saber se é ou não é o que a revista diz. Apurar sem dizer coisa alguma e depois dar a resposta que a sociedade e até mesmo os meios políticos exigem. Daí por que trago a minha solidariedade, a solidariedade do meu Partido e de todos os ex-companheiros de Elcio Alvares, sabendo que trago assim também de grande parcela do povo do Espírito Santo e da quase totalidade dos membros do Senado, onde ele atuou com decência, dignidade e, sobretudo, como um bom amigo de todos os Parlamentares.  

Muito obrigado a V. Exª.  

 

Gv


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/10/1999 - Página 26603