Discurso no Senado Federal

CONSIDERAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE DE PALMAS.

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE DE PALMAS.
Publicação
Publicação no DSF de 05/10/1999 - Página 26623
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • ELOGIO, EFICACIA, PARCERIA, ODIR ROCHA, PREFEITO, MUNICIPIO, PALMAS (TO), GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO TOCANTINS (TO), INCENTIVO, CRESCIMENTO, CAPITAL DE ESTADO, AMPLIAÇÃO, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO.
  • COMENTARIO, INICIATIVA, MELHORIA, INFRAESTRUTURA, CONSTRUÇÃO, PROJETO, ORLA MARITIMA, AEROPORTO, MUNICIPIO, PALMAS (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO), INCENTIVO, TURISMO, ABERTURA, VAGA, MERCADO DE TRABALHO.

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PFL - TO) - Sr. Presidente, Sr as e Srs. Senadores, muito embora o pensador francês Blaise Pascal tenha proclamado que: "o coração tem razões que a própria razão desconhece" , isso não é uma verdade absoluta, pois, não raras vezes, coração e razão estão perfeitamente sintonizados.  

É, por exemplo, nosso caso com relação a Palmas, a bela cidade construída a partir do zero absoluto no centro de nosso País, e que está em nosso coração desde o primeiro momento em que vimos o esboço de seu projeto arquitetônico, afeição que se consolidou quando tivemos a honra de administrá-la, como primeiro alcaide eleito pela população.  

Em nossa administração, procuramos aliar coração com a razão, executando obras que não apenas embelezassem ainda mais essa comuna, como também que lhe proporcionassem adequada infra-estrutura e serviços básicos para os municípios e demais habitantes do Tocantins, além dos visitantes.  

Sem nenhuma megalomania, mas com incontido orgulho, vemos que Palmas – com o eficiente e dinâmico Prefeito Odir Rocha em parceria com o Governo do Estado - cresce e, ao contrário de outras metrópoles, humaniza-se, preservando e ampliando a qualidade de vida de sua população.  

Nos últimos dias, por exemplo, o genial arquiteto Ruy Ohtake apresentou o Projeto Orla, que configurará a maior infra-estrutura de praias artificiais de todo o mundo, com aproximadamente quinze quilômetros de extensão, incluídas ilhas artificiais, parque com plantas do cerrado, marina para barcos e esportes aquáticos, porto e plataforma multimodal.  

Trata-se, Sr. Presidente, de um projeto que impulsionará o turismo no Tocantins, tornando Palmas a principal porta de entrada de visitantes no Estado, e que será financiado pela iniciativa privada.  

Além disso, outra notícia alvissareira para a cidade - e o Estado - foi a assinatura da ordem de serviço para início das obras do aeroporto definitivo de Palmas, e lançamento da pedra fundamental do empreendimento.  

O aeroporto permitirá o pouso de aeronaves de última geração, orçado em sessenta milhões de reais, com capacidade para duzentos mil passageiros/ano.  

As duas iniciativas que mencionamos são indicativas de que o País está longe da estagnação, mas, muito ao contrário, que as atividades econômicas estão se dinamizando, gerando obras infra-estruturais da maior relevância, que também proporcionarão a abertura de vagas no mercado de trabalho.  

Era o que tínhamos a dizer.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/10/1999 - Página 26623