Discurso no Senado Federal

REALIZAÇÃO AMANHÃ, AS 9 HORAS, DA PRIMEIRA AUDIENCIA PUBLICA DA COMISSÃO ESPECIAL DO CINENA, NO AUDITORIO DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO.

Autor
Francelino Pereira (PFL - Partido da Frente Liberal/MG)
Nome completo: Francelino Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • REALIZAÇÃO AMANHÃ, AS 9 HORAS, DA PRIMEIRA AUDIENCIA PUBLICA DA COMISSÃO ESPECIAL DO CINENA, NO AUDITORIO DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO.
Publicação
Publicação no DSF de 08/10/1999 - Página 27081
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • COMENTARIO, REALIZAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, COMISSÃO ESPECIAL, CINEMA, PRESIDENCIA, JOSE FOGAÇA, SENADOR, AUDITORIO, COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, SENADO, OBJETIVO, DEBATE, IDENTIFICAÇÃO, SOLUÇÃO, PROBLEMA, FILME NACIONAL.

O SR. FRANCELINO PEREIRA (PFL - MG. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tenho a satisfação de lhes informar que, nesta sexta-feira próxima, amanhã, o povo do cinema brasileiro vai entrar na cena política com a primeira grande audiência pública na nossa Comissão Especial do Cinema, presidida pelo Senador José Fogaça. A reunião realizar-se-á no auditório da Comissão de Educação, de comum acordo com seu Presidente e seus membros.  

Esse é o primeiro de uma série de encontros que pretendemos realizar até dezembro, não somente com a gente do cinema propriamente dita, mas também com representantes do Governo responsáveis pela política do setor e com investidores. O ritmo dos trabalhos é intenso, pois pretendemos concluir a nossa programação até dezembro.  

A reunião de amanhã, sexta-feira, começará às 9h e deverá estender-se pelas primeiras horas da tarde, com um pequeno intervalo para lanche. Promoveremos o intercâmbio de idéias entre segmentos diferentes da atividade cinematográfica, uma troca aberta e franca de ponderações, visando sempre à identificação e o equacionamento dos problemas atuais do cinema brasileiro.  

São os convidados para esse encontro inicial, amanhã, a jovem empresária Adriana Rattes, da área de exibição, do Rio de Janeiro; o cineasta Roberto Farias, como homem de produção e de TV; o Nelson Pereira dos Santos, como homem de direção; a professora Maria Dora Mourão, da Escola de Cinema da USP; o Gustavo Dahl, como conhecedor da legislação, e também o jovem cineasta Marcos Manhães Marins, coordenador da página CINEMABRASIL na Internet.  

Na quinta-feira da próxima semana, dia 14 de outubro, às 9h, teremos nossa segunda audiência pública na Comissão Especial do Cinema, desta vez com o professor José Álvares Moisés, titular da Secretaria do Audiovisual, que virá acompanhado pelos seus auxiliares e pelos membros da Comissão Nacional do Cinema do Ministério da Cultura.  

Quero salientar, Sr. Presidente, que nessas audiências públicas nós, da Comissão Especial do Senado, estamos procedendo com todo cuidado e carinho para com as questões e os interlocutores do cinema brasileiro.  

Em julho, fizemos uma enquête junto ao povo do cinema para obter sugestões sobre quem deveríamos ouvir. Na nossa segunda reunião ordinária, aprovamos uma configuração geral e equilibrada para as nossas audiências, que serão conduzidas em três frentes: 1) junto ao povo do cinema, 2) junto aos agentes relevantes do Poder Executivo e 3) junto aos investidores. E, dentro da atividade cinematográfica propriamente dita, faremos um levantamento de todo o seu ciclo, que vai da formação de quadros à memória, passando pela produção pela distribuição e pela exibição.  

Convido todos a virem à Comissão Especial do Cinema amanhã, sexta-feira, a partir das 9h, e a participarem desse que será um episódio significativo da nossa vida política. O problema do cinema brasileiro é, em escala concentrada, o problema do Brasil.  

Quero, na oportunidade, Sr. Presidente, informar que o Presidente da Comissão será o Senador José Fogaça e os Titulares e Suplentes serão os Senadores: Maguito Vilela, Lúcio Alcântara, Luiz Otávio, Roberto Saturnino, Agnelo Alves, Gerson Camata, Maria do Carmo Alves, Álvaro Dias, Sebastião Rocha e Leomar Quintanilha.  

Era essa a informação que gostaria de trazer ao Plenário desta Casa.  

Muito obrigado.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/10/1999 - Página 27081