Pronunciamento de Lúcio Alcântara em 11/10/1999
Discurso no Senado Federal
HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EMPRESARIO DA COMUNICAÇÃO DR. JOÃO JORGE SAAD, FUNDADOR E PRESIDENTE DA REDE BANDEIRANTES DE RADIO E TELEVISÃO.
- Autor
- Lúcio Alcântara (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
- Nome completo: Lúcio Gonçalo de Alcântara
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EMPRESARIO DA COMUNICAÇÃO DR. JOÃO JORGE SAAD, FUNDADOR E PRESIDENTE DA REDE BANDEIRANTES DE RADIO E TELEVISÃO.
- Publicação
- Publicação no DSF de 12/10/1999 - Página 27239
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, JOÃO SAAD, PRESIDENTE, EMISSORA, RADIO, TELEVISÃO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).
- ELOGIO, ATUAÇÃO, EMISSORA, RADIO, TELEVISÃO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), INCENTIVO, ESPORTE.
O SR. LÚCIO ALCÂNTARA (PSDB - CE. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, solicito à Mesa que me considere subscritor do requerimento formulado pelo Senador Pedro Simon. Também subscrevo integralmente as palavras que S. Exª pronunciou, destacando dois aspectos da ação empresarial João Saad. Um deles é o fato de ter competido num mercado extremamente difícil, pela própria natureza da comunicação, pela complexidade de se organizar uma rede num País da imensidão do Brasil, com esta vastidão territorial, e de certa maneira pela própria limitação do nosso mercado, além de ter enfrentado concorrentes muito poderosos. No entanto, ele soube criar seu nicho de mercado.
O Senador Pedro Simon destacou a ousadia de João Saad em patrocinar programas de contestação; mas não foram apenas os de contestação; ele também ouvia aqueles que representavam o Governo militar. Era um espaço que se abria num momento de grande dificuldade, para que as pessoas pudessem contestar e apresentar seus pontos de vista contrários ao Governo militar.
Há um aspecto que também marcou muito, e ainda marca, a Rede Bandeirantes: a vinculação com o esporte. E tenho certeza de que os sucessores haverão de conduzir muito bem - como disse o Senador Pedro Simon - o legado e a grande empresa deixados por João Saad. A TV Bandeirantes desbravou a área de telecomunicações em relação ao esporte. É talvez a rede que mais se identificou com essa área. Eram notícias, transmissão de eventos, de jogos das mais diferentes modalidades esportivas dentro e fora do Brasil. É preciso também que se destaque a clarividência com que ele dirigiu essa grande rede de rádio e de televisão que é a Bandeirantes.
Associo-me ao requerimento do Senador Pedro Simon, manifestando o meu pesar e destacando o lado cordial do Sr. João Saad. Minha convivência com ele foi muito superficial, mas recordo-me desse seu aspecto descontraído. Não obstante ter dirigido um poderoso complexo de comunicação, foi um homem extremamente simples e ameno no trato, tendo sabido cativar amigos, educar bem os seus filhos e deixar um legado que não mais pertence a uma empresa privada, mas ao Brasil. Trata-se dessa grande rede de comunicação denominada Bandeirantes.
Muito obrigado.