Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM AO DIA DO PROFESSOR E AO TRABALHO DESENVOLVIDO PELA LUMEN, ENTIDADE QUE PRESTA ASSISTENCIA A DEFICIENTES MENTAIS.

Autor
Leomar Quintanilha (PPB - Partido Progressista Brasileiro/TO)
Nome completo: Leomar de Melo Quintanilha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM AO DIA DO PROFESSOR E AO TRABALHO DESENVOLVIDO PELA LUMEN, ENTIDADE QUE PRESTA ASSISTENCIA A DEFICIENTES MENTAIS.
Publicação
Publicação no DSF de 20/10/1999 - Página 27980
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, PROFESSOR, COMENTARIO, IMPORTANCIA, PARTICIPAÇÃO, FORMAÇÃO, SOCIEDADE.
  • HOMENAGEM, TRABALHO, PROFESSOR, INSTITUIÇÃO BENEFICENTE, RESPONSAVEL, ASSISTENCIA, DEFICIENTE FISICO, DEFICIENTE MENTAL.

O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PPB - TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, cumprindo compromissos fora desta Casa, não pude participar da primeira fase do Expediente, quando o Senado, em muito boa hora, rendeu uma singular – porém significativa e justa – homenagem ao professor, ao mestre, àquele que se dedica inteiramente a transferir a sua experiência e o seu conhecimento ao preparo das pessoas para o exercício da cidadania. Nada mais justo, Sr. Presidente, que nesta Casa se renda essa homenagem a um dos agentes mais importantes, ativos e atuantes da sociedade.  

Sr. Presidente, lembro, com certa nostalgia, o período em que freqüentava as aulas, lembro com saudade a minha infância, quando, acompanhando minha mãe, que também era professora, eu me dirigia diariamente da minha casa para a sala de aula, buscando apreender as informações, compreender os caminhos, apreender os conhecimentos que me ensinariam a trilhar melhor os caminhos da vida; e hoje vejo quão significativo, quão importante é o trabalho desenvolvido pelo mestre, pelo professor. Não se pode pensar em desenvolvimento de um povo ou de uma nação sem o investimento maciço na educação, e nem sempre o mestre tem aquele reconhecimento à altura da responsabilidade, da importância do trabalho que ele desempenha.  

Por isso, este gesto singular desta Casa, registrando em seus Anais essa homenagem de vários de seus próceres, de vários de seus membros, representantes de todos os quadrantes do Brasil; essa homenagem oportuna, essa homenagem sincera, dedicada ao professor.  

Sr. Presidente, acabo de visitar uma pequenina escola, ainda hoje, uma escola singular, diferente, que cuida de alunos portadores de dupla deficiência – a mental e a física. Nós já temos, prestando um inestimável serviço à sociedade, as APAEs, que cuidam dos deficientes mentais. Temos outra instituição que cuida dos deficientes físicos, mas é a primeira que vejo, a Lumen, prestando assistência aos portadores dessa dupla deficiência, a mental e a física.  

Vi crianças, num quadro para o qual não tenho palavras que possam descrever a emoção que senti ao vê-las e ao perceber a alegria que aquelas crianças, umas que não falam, outras que não se movimentam, outras que têm dificuldades, outras com atraso mental, mas que estão sendo ali objeto de atenção não só de natureza pedagógica, mas cercadas de profissionais qualificados que atuam nas mais diversas atividades, procurando dar um rasgo de vida, de alegria, de discernimento para essas pessoas que quis o destino viessem ao mundo portadoras dessas deficiências, dessas dificuldades.  

Fiquei sensibilizado com os professores que lá se encontravam porque procuram superar-se na tarefa de querer estimular as crianças com deficiências físicas e mentais, de estimulá-las a se aproximarem da sensibilidade que as crianças normais têm. Eles dão de si muito mais que o seu conhecimento intelectual; dão muito do amor próprio, do sentimento de solidariedade do povo brasileiro.  

Por isso, Sr. Presidente, gostaria de registrar, nesta tarde, em nome dos professores da Lumen, uma nova instituição que tem agora o reconhecimento de entidade pública, tem um quadro de professores extraordinário, magistrais, que se dedicam a trazer um pouco de felicidade e um pouco de vida a essas crianças portadoras de deficiências.  

No dia em que se comemora o Dia do Professor, gostaria de render também essa homenagem de forma especial aos professores que integram o quadro desta nova instituição: a Lumen.  

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.  

 

4 (


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/10/1999 - Página 27980