Discurso no Senado Federal

REGOZIJO PELO CRESCIMENTO DO NUMERO DE EMPRESAS QUE SE INSTALAM NO TOCANTINS, DEVIDO AO INCENTIVO CONCEDIDO PELO GOVERNO ESTADUAL.

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO ESTADUAL.:
  • REGOZIJO PELO CRESCIMENTO DO NUMERO DE EMPRESAS QUE SE INSTALAM NO TOCANTINS, DEVIDO AO INCENTIVO CONCEDIDO PELO GOVERNO ESTADUAL.
Publicação
Publicação no DSF de 27/10/1999 - Página 28565
Assunto
Outros > ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • ELOGIO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, ESTADO DO TOCANTINS (TO), AUMENTO, PRODUÇÃO, RIQUEZAS, CONSTRUÇÃO, INFRAESTRUTURA, CRESCIMENTO, REGISTRO, EMPRESA, MAIORIA, MICROEMPRESA, MEDIA EMPRESA, COOPERATIVA.
  • ELOGIO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO TOCANTINS (TO), REDUÇÃO, TRIBUTAÇÃO, INCENTIVO, INSTALAÇÃO, EMPRESA, AUMENTO, OFERTA, EMPREGO.

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PFL - TO) - Sr. Presidente, Sr as e Srs. Senadores, sem qualquer ranço de ufanismo, mas, muito ao contrário, com muito realismo, podemos asseverar que o Presidente Fernando Henrique Cardoso não exagerou ao proclamar, em sua última visita ao Estado do Tocantins, que a região: " é um verdadeiro Eldorado Brasileiro ". 

Em verdade, somos entusiastas do Tocantins, pois nosso Estado reúne todas as condições para tornar-se uma das áreas mais prósperas do País, eis que conta com uma natureza pródiga, com extensas terras agricultáveis e com um potencial hídrico invejável.  

A realidade de hoje supera todas as expectativas, pois a infra-estrutura tocantinense vem sendo sistematicamente construída, e a administração estadual tem conseguido atrair investimentos nacionais e estrangeiros que estão arrancando o Estado das cadeias que prenderam a região, durante séculos, ao mais cruel abandono e subdesenvolvimento.  

O que desejamos registrar, nesta oportunidade, é que o volume de empresas que se instalam no Estado cresce em taxas alentadoras.  

Consoante os insuspeitos registros da Junta Comercial do Tocantins, cresceu em 15,5% o volume de empresas constituídas no Estado de janeiro a setembro deste exercício, com relação a idêntico período do ano anterior.  

São cerca de dois mil e quinhentos novos negócios abertos no Estado, configurando, preponderantemente, micro e médias empresas, além de sociedades cooperativas.  

Em verdade, esse dinamismo nas atividades econômicas do Tocantins reflete o importante incentivo concedido às empresas pelo Governo do Estado, consubstanciado na redução da carga tributária de 17% para 12%.  

Essa política inteligente proporciona mais empregos, mais consumo e acaba implicando em arrecadação maior, no final da linha.  

Nosso Estado - e com incontido orgulho o dizemos - é um exemplo para todo o Brasil no sentido de mostrar que, apesar da episódica crise que atinge a economia nacional, é possível crescer e proporcionar mais empregos.  

Era o que tínhamos a dizer.  

 

:¿


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/10/1999 - Página 28565