Pronunciamento de Maria do Carmo Alves em 28/10/1999
Discurso durante a 150ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
COMEMORAÇÃO DO SEPTUAGESIMO QUINTO ANIVERSARIO DA FUNDAÇÃO DOS DIARIOS ASSOCIADOS.
- Autor
- Maria do Carmo Alves (PFL - Partido da Frente Liberal/SE)
- Nome completo: Maria do Carmo do Nascimento Alves
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- COMEMORAÇÃO DO SEPTUAGESIMO QUINTO ANIVERSARIO DA FUNDAÇÃO DOS DIARIOS ASSOCIADOS.
- Publicação
- Publicação no DSF de 29/10/1999 - Página 28708
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMPRESA, COMUNICAÇÕES, EMISSORA, RADIO, TELEVISÃO, JORNAL.
- HOMENAGEM POSTUMA, ASSIS CHATEAUBRIAND (PR), FUNDADOR, EMPRESA, COMUNICAÇÕES.
A SRª MARIA DO CARMO ALVES
(PFL - SE) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, a Sessão de Homenagem que o Senado da República realizou para rememorar os feitos dos 75 anos dos Diários Associados é, na realidade, um dos mais significativos reconhecimentos com que o parlamento brasileiro distinguiu uma instituição e seus fundadores e atuais dirigentes.
É, também, uma valorização especial com que a nação acolhe os méritos e a importância de nossa imprensa, como importante partícipe da construção de nossa história, na formação da consciência nacional, bem como do aperfeiçoamento de nossa democracia e suas instituições.
A homenagem que o Senado presta aos Diários Associados também eleva e distingue a memória de homens extraordinários pela capacidade de iniciativa e idealismo, como Assis Chateaubriand e o Senador João Calmon, o primeiro, que também honrou esta Casa, um empreendedor de admirável dinamismo e visão de futuro, pioneiro em vários setores da criatividade empresarial e da vida pública, e o outro um grande defensor de nossa educação.
No leque da enorme rede dos Diários Associados se destaca um importante jornal desta Cidade de Brasília, o Correio Braziliense, várias vezes premiado internacionalmente pela sua qualidade técnica e editorial, fundado por Hipólito da Costa, no início do século passado e recriado por Assis Chateaubriand em 1960, e que por esta razão é pioneiro entre os pioneiros da história de nossa imprensa, vem prestando inestimáveis serviços à população de Brasília, ao nosso país e à própria imprensa, pelo seu exemplo, pela sua independência e pelo compromisso com a verdade e o profissionalismo com que atuam os seus inúmeros colaboradores.
Em sua primeira fase o Correio Braziliense este ligado às lutas pela nossa independência e nesta segunda etapa participando desde o início da vida de Brasília e da história recente do País.
Como representante do Estado de Sergipe e cidadã que muito valoriza o papel dos meios de comunicação na construção da nacionalidade e no aperfeiçoamento da consciência nacional e da opinião pública, quero associar-me a todas as homenagens que com muita justiça e reconhecimento se presta aos Diários Associados, seus fundadores, seus atuais colaboradores e, em particular, à figura do seu atual Presidente, o Dr. Paulo Cabral, a quem cumprimento desta Tribuna.
dGv