Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DA PREFEITA DA CIDADE DE MUNDO NOVO, MS, MARIA DORCELINA DE OLIVEIRA FOLADOR.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DA PREFEITA DA CIDADE DE MUNDO NOVO, MS, MARIA DORCELINA DE OLIVEIRA FOLADOR.
Publicação
Publicação no DSF de 04/11/1999 - Página 29678
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MARIA DORCELINA DE OLIVEIRA FOLADOR, PREFEITO, MUNICIPIO, MUNDO NOVO (MS), ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), VITIMA, HOMICIDIO.
  • REGISTRO, AUMENTO, VIOLENCIA, VITIMA, POLITICO, DEFESA, COMBATE, IMPUNIDADE, CRIME ORGANIZADO.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em nome do meu Estado, o Estado de Goiás, e dos demais Senadores, Iris Rezende e Mauro Miranda, em nome do mundo político goiano, enfim, em nome do povo do meu Estado, gostaria de também manifestar os nossos sentimentos e apresentar as nossas condolências aos irmãos do Mato Grosso do Sul pelo trágico falecimento da Ilmª Prefeita Maria Dorcelina Folador, de Mundo Novo.

Ao transmitir os meus sentimentos aos irmãos do Mato Grosso do Sul, gostaria de cumprimentar os Senadores Lúdio Coelho, Juvêncio da Fonseca e Ramez Tebet, três grandes brilhantes Senadores que representam aquele digno Estado no Senado da República, e também aquele que apresentou e aqueles e aquelas que assinaram o requerimento de pesar que ora está em votação. Cumprimento-os pela feliz idéia de apresentar ao povo do Mato Grosso do Sul e aos familiares da Prefeita de Mundo Novo os nossos mais profundos sentimentos e a nossa mais profunda indignação pelo crime bárbaro praticado contra a Prefeita.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, precisamos refletir mais a respeito de determinados crimes que vêm acontecendo no Brasil.

Assomei à tribuna há poucos dias e citei o assassinato de um Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, de um bispo na minha cidade, em Goiás, de dois Prefeitos em Goiás, nos últimos meses - o Prefeito de Buriti Alegre, Jaime Ferreira, e o Prefeito de Monte Alegre de Goiás, aqui pertinho de Brasília -, do Vice-Prefeito de Anicuns, também no meu Estado, há poucos dias, por motivos políticos, do ex-Prefeito de Cezarina, também no meu Estado.

Só agora citei quatro: dois prefeitos, um vice-prefeito e um ex-prefeito. Tudo isso nos últimos meses, o que indica que há uma violência inconcebível e descomunal contra prefeitos, secretários de segurança pública, e também bispos e padres.

O Senado e o Congresso Nacional precisam refletir melhor a respeito desses crimes, pois em todos está envolvida a pistolagem ou estão envolvidos criminosos de forma organizada. Sendo assim, a punição também deve ser diferente nesse tipo de crime que é praticado com a maior frieza, deixando toda a sociedade brasileira perplexa. Dessa forma, precisamos ser mais rigorosos na punição desses pistoleiros, desses criminosos desalmados, frios e que não têm o menor sentimento pela vida alheia.

Senadores Ramez Tebet, Juvêncio da Fonseca e Lúdio Coelho, em nome dos Senadores de Goiás e do povo goiano, apresentamos os nossos mais profundos sentimentos pela morte trágica e prematura de uma Prefeita ilustre, inteligente, competente, idealista, que vinha resgatando os compromissos que assumiu com a sua gente, com o seu povo.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/11/1999 - Página 29678